Notícias ABRAS
29/04/2011 14:30 - Supermercados preveem leve alta de vendas
Apesar da desaceleração observada desde o fim de 2010, expansão no 1º trimestre foi de 2,79%, contra aumento de 4,2% em todo o ano passado
Ofaturamento dos supermercados deverá sofrer leve aceleração nos próximos meses, segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda.
O ritmo de crescimento das vendas dos supermercados vem desacelerando desde o segundo semestre do ano passado, paralelamente à alta dos preços dos alimentos. Em 2010, as vendas reais dos supermercados aumentaram 4,2%, enquanto no acumulado do primeiro trimestre a expansão é de 2,79%.
"O emprego e a renda continuam crescendo, mesmo que numa velocidade inferior a 2010. Isso vai continuar puxando as vendas nos supermercados, mas com uma demanda menos aquecida", disse Honda. Segundo ele, alguns fatores devem acelerar o faturamento daqui para frente, como a estabilidade nos preços dos alimentos (o preço dos produtos mais vendidos recuou 0,43% em março ante fevereiro) e a alta dos juros, que tende a elevar a venda de alimentos em detrimento de bens duráveis.
O dirigente complementou ainda que, em abril, o faturamento dos supermercados será impactado positivamente pelas vendas de Páscoa. "A Páscoa foi muito boa e deve superar nossas expectativas", afirmou. A estimativa da Abras para o crescimento das vendas de itens relacionados à data é de 10%.
Honda destacou que, após a inflação dos alimentos nos últimos meses do ano passado, que desacelerou o ritmo de crescimento das vendas nos supermercados, neste início de 2011, são os preços dos serviços que vêm reduzindo o poder de compra dos consumidores.
"Isso já se refletiu na queda do volume", salientou.
Conforme levantamento da Nielsen, encomendado pela Abras, sobre o volume de produtos vendidos nos supermercados, o primeiro bimestre registrou alta de 4,7%, percentual inferior ao apresentado no ano passado, quando as vendas subiram 6,7%. "Nossa expectativa é por um crescimento de 4% do faturamento real e do volume das vendas este ano", disse.
Levantamento da Abras constatou que o nível de perdas dos supermercados, medido em relação ao faturamento, recuou no ano passado.
Em 2010, o percentual ficou em 1,6%, ante 1,8% de 2009 e 2,1% de 2008.
INVESTIMENTO. O setor supermercadista deverá investir R$ 3,76 bilhões neste ano, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com 282 empresas. Esse montante é 3,59% inferior ao valor investido no ano passado, de R$ 3,9 bilhões. Ao contrário de 2010, quando o setor aplicou mais da metade dos recursos em construção e aquisição de lojas, neste ano o maior investimento será na construção de pontos de venda. Já em aquisição de lojas, o segmento deve reduzir seus aportes.
Para este ano, os supermercados devem investir 51,9% na construção de lojas, 17,3% em reformas, 14,8% na aquisição de terrenos e 2% na aquisição de pontos de venda. Em 2010, o setor aportou 31,3% dos recursos na construção, 25,8% para aquisição de pontos de venda, 16,1% para reforma e ampliação de lojas e 4,6% na aquisição de terrenos.
No ano passado, o setor registrou faturamento nominal de R$ 150,4 bilhões. Segundo a Abras, o lucro líquido médio em relação ao faturamento ficou em 1,9% em 2010, resultado inferior ao de 2009 (2,2%) e 2008 (2,1%). O indicador do ano passado, porém, supera o número de 2005 a 2007, que era de 1,7%.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

