Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

29/04/2011 14:30 - Supermercados preveem leve alta de vendas

Apesar da desaceleração observada desde o fim de 2010, expansão no 1º trimestre foi de 2,79%, contra aumento de 4,2% em todo o ano passado

 

Ofaturamento dos supermercados deverá sofrer leve aceleração nos próximos meses, segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda.

 

O ritmo de crescimento das vendas dos supermercados vem desacelerando desde o segundo semestre do ano passado, paralelamente à alta dos preços dos alimentos. Em 2010, as vendas reais dos supermercados aumentaram 4,2%, enquanto no acumulado do primeiro trimestre a expansão é de 2,79%.

 

"O emprego e a renda continuam crescendo, mesmo que numa velocidade inferior a 2010. Isso vai continuar puxando as vendas nos supermercados, mas com uma demanda menos aquecida", disse Honda. Segundo ele, alguns fatores devem acelerar o faturamento daqui para frente, como a estabilidade nos preços dos alimentos (o preço dos produtos mais vendidos recuou 0,43% em março ante fevereiro) e a alta dos juros, que tende a elevar a venda de alimentos em detrimento de bens duráveis.

 

O dirigente complementou ainda que, em abril, o faturamento dos supermercados será impactado positivamente pelas vendas de Páscoa. "A Páscoa foi muito boa e deve superar nossas expectativas", afirmou. A estimativa da Abras para o crescimento das vendas de itens relacionados à data é de 10%.

 

Honda destacou que, após a inflação dos alimentos nos últimos meses do ano passado, que desacelerou o ritmo de crescimento das vendas nos supermercados, neste início de 2011, são os preços dos serviços que vêm reduzindo o poder de compra dos consumidores.

 

"Isso já se refletiu na queda do volume", salientou.

 

Conforme levantamento da Nielsen, encomendado pela Abras, sobre o volume de produtos vendidos nos supermercados, o primeiro bimestre registrou alta de 4,7%, percentual inferior ao apresentado no ano passado, quando as vendas subiram 6,7%. "Nossa expectativa é por um crescimento de 4% do faturamento real e do volume das vendas este ano", disse.

 

Levantamento da Abras constatou que o nível de perdas dos supermercados, medido em relação ao faturamento, recuou no ano passado.

 

Em 2010, o percentual ficou em 1,6%, ante 1,8% de 2009 e 2,1% de 2008.

 

INVESTIMENTO. O setor supermercadista deverá investir R$ 3,76 bilhões neste ano, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com 282 empresas. Esse montante é 3,59% inferior ao valor investido no ano passado, de R$ 3,9 bilhões. Ao contrário de 2010, quando o setor aplicou mais da metade dos recursos em construção e aquisição de lojas, neste ano o maior investimento será na construção de pontos de venda. Já em aquisição de lojas, o segmento deve reduzir seus aportes.

 

Para este ano, os supermercados devem investir 51,9% na construção de lojas, 17,3% em reformas, 14,8% na aquisição de terrenos e 2% na aquisição de pontos de venda. Em 2010, o setor aportou 31,3% dos recursos na construção, 25,8% para aquisição de pontos de venda, 16,1% para reforma e ampliação de lojas e 4,6% na aquisição de terrenos.

 

No ano passado, o setor registrou faturamento nominal de R$ 150,4 bilhões. Segundo a Abras, o lucro líquido médio em relação ao faturamento ficou em 1,9% em 2010, resultado inferior ao de 2009 (2,2%) e 2008 (2,1%). O indicador do ano passado, porém, supera o número de 2005 a 2007, que era de 1,7%.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>