Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

24/03/2011 12:56 - Vendas dos supermercados crescem 2,77%

Alta ocorreu em fevereiro, em comparação ao mesmo mês de 2010 

 

As vendas reais do setor supermercadista em fevereiro de 2011 cresceram 2,77% em relação a fevereiro de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com janeiro deste ano, houve uma queda real de -7,10%. No acumulado do primeiro bimestre, as vendas do setor supermercadista alcançaram alta de 3,24%, na comparação com igual período de 2010. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 8,95% em fevereiro em relação a fevereiro de 2010 e queda de -6,35% sobre janeiro deste ano. O acumulado nominal, no bimestre, chega a 9,44%, na comparação ao mesmo período do ano passado. 

 

“A queda apresentada em relação a janeiro era esperada. Isso ocorre todos os anos pelo fato de fevereiro ter 28 dias, ou seja, três a menos que o mês anterior. Além disso, consideramos este um momento de acomodação. O aumento do endividamento das pessoas com as contas extras do início do ano contribui para que haja redução do consumo”, avalia o presidente da Abras, Sussumu Honda.

 

AbrasMercado

 

Em fevereiro, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou queda de -1,74%, em relação a janeiro deste ano. Já na comparação com fevereiro de 2010, o AbrasMercado apresentou crescimento de 11,34%, passando de R$ 268,25 para R$ 298,68.

 

Os produtos com as maiores altas em fevereiro, na comparação com janeiro, foram os agrícolas ou commodities, com destaque para o tomate, com 10,84%. O feijão e a carne traseiro apresentaram as maiores quedas, -7,64% e -5,60%, respectivamente, em função de um ajuste no preço devido ao aumento expressivo em 2010. Foram seguidos pela batata, com -3,77% e pelo pernil, com -3,99%.

 

Pesquisa de Páscoa

 

Divulgada todo ano pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Pesquisa de Páscoa da Abras mostra que o setor supermercadista brasileiro projeta um crescimento de 10,6% nas vendas de produtos ligados à Páscoa. O período é a segunda melhor data para o setor.

 

De acordo com a Pesquisa, 77,6% dos supermercadistas acreditam que as vendas de Páscoa em 2011 se situarão em um patamar superior ao de 2010. Para 18,4%, as vendas ficarão no mesmo patamar e apenas 4,1% acreditam em queda nas vendas, sempre na comparação ao ano anterior.

 

“Estamos otimistas. A Páscoa de 2011 tem tudo para ser ainda mais farta do que foi a de 2010. Destaque para o bacalhau e peixes em geral, cujas encomendas dos supermercadistas junto aos fornecedores cresceram acima de 10%.”, comenta o presidente da Abras, Sussumu Honda.

 

Todos os produtos pesquisados tiveram aumento de encomenda junto aos fornecedores: bacalhau (11,8%), peixes em geral (11,7%), ovos de Páscoa (9,7%), refrigerantes e cervejas (8%), azeite (7,8%), chocolates em geral (6,7%), vinhos nacionais (6%), importados em geral (5,8%), vinhos importados (5%) e colomba pascal (3,7%).

 

Na comparação de preços com a Páscoa de 2010, todos os produtos pesquisados tiveram aumento, tendo as cervejas apresentado maior alta (10%), seguidas por refrigerantes (8,4%), peixes em geral (6%), ovos de páscoa (5,7%), chocolates em geral (5,5%), vinhos nacionais (4,8%) e colomba pascal (3,8%). Os produtos importados pesquisados também apontam alta, tendo importados em geral (2,3%), vinhos importados (2%), bacalhau (1,4%) e azeite (0,3%).

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>