Notícias ABRAS
20/12/2010 12:25 - Mesa farta como nunca neste Natal dos supermercados
Segundo pesquisa anual da Abras, as vendas devem crescer mais de 12% no período do Natal e réveillon.
Das empresas pesquisadas, 52% contrataram mão de obra temporária (12,8 mil pessoas). E, destas, 16% devem ser efetivadas
Os supermercadistas estão estourando champanhe e comemorando o que deverá ser o melhor Natal dos últimos tempos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que o faturamento deverá crescer 12,54% neste período de festas em comparação aos resultados alcançados no ano passado. Em 2009, a mesma pesquisa apontou uma expectativa de
crescimento nas vendas de 7,9%, também festejada, já que o País ainda sentia os efeitos da crise financeira global.
"Tradicionalmente, as festas de final de ano são a melhor data para o setor supermercadista. Neste ano, há um otimismo adicional por conta do bom desempenho da economia e também devido à ascensão das classes D e E ao mercado de consumo. Nada mais natural que a mesa seja mais farta em 2010", afirmou o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.
A pesquisa tambémrevelou alguns dados econômicos do setor. Segundo o estudo, 52%
das empresas pesquisadas disseram que estão contratando mão de obra temporária.O setor estima que, no total, serão contratadas 12,8 mil pessoas especialmente para o período de final de ano. Desse total, 16% devem ser efetivadas.
Em relação aos preços, 71% dos supermercadistas brasileiros relataramter comprado os
produtos em patamar de preços superior ao praticado nos meses anteriores. E 29% afirmaram ter feito compras no mesmo patamar de preços. Outro dado importante é que 73% das empresas ouvidas pretendem realizar campanhas promocionais após o período de festas.
A pesquisa da Abras mostrou que os supermercadistas brasileiros aumentaram as compras de todos os produtos de Natal em relação ao mesmo período do ano anterior. Os produtos com maior percentual de aumento de encomendas em reais foram: cerveja, com aumento de 15,2% em comparação ao ano passado; panetone, com 14,1%; e refrigerante e bacalhau, ambos com 13,8%. Já peixes frescos, com aumento de 6,8%; tender, com 8,2%; e peixes congelados, com 9,1%; tiveram osmenores crescimentos percentuais.
Destaque também para os produtos importados. Os supermercadistas brasileiros encomendaram 12,1% a mais de importados em geral (azeites, azeitonas, queijos, embutidos, entre outros), 11,1% a mais de frutas especiais importadas e 7,5% a mais de vinhos importados.
A venda de brinquedos nos super e hipermercados também deve ser boa este ano. O estudo da Abras confirma que os supermercadistas aumentaram a encomenda de brinquedos em 11,4% este ano. No ano passado, o aumento foi de apenas 7,3%.
Veículo: Diário do Comércio - SP

Veja mais >>>
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s