Notícias ABRAS
24/08/2010 12:14 - Perdas de produtos em supermercados superam lucros em R$ 100 milhões
As perdas nos supermercados superaram em cerca de R$ 100 milhões a margem de lucro das grandes redes em 2009. Enquanto o retorno dos negócios representou R$ 4 bilhões (2,30%) dos R$ 177 bilhões faturados no ano passado, os prejuízos com quebras, furtos e produtos estragados ficaram em R$ 4,1 bilhões (2,33%).
Uma pesquisa feita pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) mostrou que o índice de perdas foi menor do que em 2008 (2,36% do faturamento total), mas maior do que nos anos anteriores. Em 2007, o índice médio de perdas foi de 2,15%; em 2006, de 1,97%; em 2005, de 2,05%; em 2004, de 1,78%; e em 2003, de 2%.
Sussumu Honda, presidente da entidade, diz que esse tipo de prejuízo causa um grande efeito em toda a cadeia de mercados, dos produtores aos consumidores.
- As perdas do nosso setor são maiores do que as nossas margens de lucro, que ficaram em 2,30% em 2009. As perdas prejudicam todos os agentes da cadeia econômica, desde os produtores até os varejistas e, principalmente, a própria sociedade.
A principal causa de perdas para os supermercados continuam sendo as quebras operacionais, que responderam por 51,5% das perdas nos supermercados. Em 2008, essas perdas representavam 46,4% do total.
Os furtos (tanto externos quanto internos) apresentaram recuo em relação ao ano anterior, passando de 35,5%, em 2008, para 28,3% das perdas, no ano passado. Separadamente, os furtos internos representaram 14%, e os externos, 14,3%.
Os produtos com validade vencida representaram quase um em cada três (31%) itens perdidos. De acordo com os números da Abras, o índice de perdas em perecíveis alcançou, em 2009, 4,07% do total de vendas da cesta. Em 2008, esse número foi ligeiramente maior: 4,44%.
A pesquisa foi feita em parceria com a consultoria Nielsen e o grupo de prevenção de perdas do Provar-FIA (Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração
Veículo: Portal R7

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo