Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

01/07/2010 11:48 - Supermercados tem alta de 3,82% em maio

As vendas nos supermercados brasileiros em maio mantiveram-se praticamente estabilizadas em relação a abril. 

 

A Abras considera que a massa salarial e a taxa de desemprego quase estabilizados colaboraram para o resultado.As vendas nos supermercados brasileiros em maio mantiveram-se praticamente estabilizadas em relação a abril, com alta de 0,03% no período. Na comparação com o igual mês de 2009, houve aumento de 3,82%. Os números foram divulgados ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que atribuiu o desempenho mensal ao recuo sazonal e de preços de produtos com peso significativo para o setor, como o açúcar (que apresentou queda de 4,46%, na média nacional) e o leite longa vida (recuo de 3,02%).

 

O superintendente da Abras, Tiarajú Pires, explicou que outros fatores como a massa salarial e a taxa de desemprego quase estabilizados colaboraram para o resultado. Ressaltou que o avanço do setor ante igual mês de 2009 é positivo e, a alta nominal de 10,98% nos cinco primeiros meses deste ano, em  relação a igual período de 2009, são sinais de que o setor continua em trajetória de avanço desde janeiro.

 

Preços – O índice AbrasMercado registrou estabilidade de preços em relação a abril. Formado pela cesta de 35 produtos de amplo consumo e analisada pela GfK, apresentou alta de 5,56% entre maio de 2009 e maio último, passando de R$ 264,59 para R$ 279,31. As maiores altas em maio frente a abril, os destaques foram a cebola (14,44%), feijão (10,22%) e batata (2,97%). Entre as maiores retrações detectadas no período destacaram-se tomate (-20,47%), açúcar (-4,46%) e leite longa vida (-3,02%).

 

Volume – Quanto ao Índice Nacional de Volume, houve crescimento de 7,1% no primeiro quadrimestre do ano sobre os quatro primeiros meses de 2009. O resultado positivo foi consequência do aumento das vendas de bebidas alcoólicas (15,7%) e não alcoólicas (12,2%).

 

O destaque por porte ficou com as lojas de cinco a nove check-outs (número de caixas),  em detrimento daqueles com mais de 50 check-outs. Segundo o superintendente da Abras, isso indica que os consumidores não querem mais se deslocar para lojas maiores e mais distantes de suas residências. E este comportamento já é uma tendência, pois repete o cenário observado nos quatro primeiros meses de 2009 ante igual período de 2008.
 

 

Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>