Notícias ABRAS
30/06/2010 11:24 - Vendas dos supermercados crescem 3,82%
Alta ocorreu em maio, em comparação ao mesmo mês de 2009. Índice de Volume apresenta crescimento de 7,1% nos primeiros quatro meses de 2010
Quarta-feira, 30 de junho - As vendas reais do setor supermercadista em maio de 2010 cresceram 3,82% em relação a maio de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com abril deste ano, houve estabilidade, com 0,03%. No acumulado dos cinco primeiros meses, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 5,70%, na comparação com igual período de 2009. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 9,24% em maio em relação a maio de 2009 e alta de 0,46% sobre abril deste ano. O acumulado nominal, nos primeiros cinco meses de 2010, chega a 10,98%, na comparação ao mesmo período do ano passado.
"O setor continua vendendo bem, mantendo a sua trajetória de crescimento dos últimos meses. Mas, em maio, alguns produtos com muito peso nas vendas apresentaram redução de preços (como foi o caso do açúcar e do leite longa vida). A cesta AbrasMercado apresentou deflação em três regiões do país", avalia o superintendente da Abras, Tiarajú Pires.
AbrasMercado
Em maio, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou estabilidade, com 0,00%, em relação a abril deste ano. Já na comparação com maio de 2009, o AbrasMercado apresentou crescimento de 5,56%, passando de R$ 264,59 para R$ 279,31.
Os produtos com as maiores altas em maio, na comparação com abril, foram: cebola, com 14,44%; feijão, com 10,22%; e batata, com 2,97%. Já os produtos com as maiores quedas foram: tomate, com -20,47%; açúcar, com -4,46%; e leite longa vida, com -3,02%.
Índice de Volume
De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no primeiro quadrimestre de 2010, crescimento de 7,1% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2009, quando a variação ficou em 0,9% (quadrimestre de 2009 sobre mesmo período de 2008). O bom desempenho foi puxado pelas cestas de bebidas alcoólicas, com 15,7%, e bebidas não alcoólicas, com 12,2%. Também registraram crescimento as cestas de perecíveis, com 9,2%; limpeza caseira, com 6,7%; mercearia salgada, com 5,5%; higiene e beleza, com 4,2%; e mercearia doce, com 3,5%. A cesta "outros", que contém principalmente produtos de bazar, foi a única a ter queda no volume vendido, com -1,9%.
O formato de loja que apresentou o maior crescimento de vendas foi aquele que tem entre 5 e 9 check-outs, com 11,7%. O autosserviço com mais de 50 check-outs, com -7%, continua registrando queda.
Nas regiões do país, todas as áreas pesquisadas registraram aumento no volume vendido. Em comparação aos quatro primeiros meses de 2009, o maior crescimento aconteceu na região que engloba Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 10,4%, seguida pelo Sul, com 9,7%; Nordeste (Ceará até Bahia), com 8,8%; Grande São Paulo, com 8,4%; interior e litoral de São Paulo, com 4,6%; Grande Rio de Janeiro, com 4,1%; e Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com 1,1%.
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

