Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

27/05/2010 10:05 - Redes médias são destaque nas vendas de supermercados

As vendas do setor supermercadista no acumulado do primeiro quadrimestre registraram alta de 6,18% em comparação às do mesmo período de 2009, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Tiarajú Pires, superintendente da Associação, afirma que a tendência é de crescimento de 8% no setor, impulsionado pela Copa do mundo com a venda de produtos sazonais ao evento. Pires também destaca indicadores da macroeconomia como decisivos para esse cenário e cita o aumento da geração de empregos e da distribuição do Bolsa Família.

 

Dentro desse contexto as redes médias têm cada vez mais destaque. Esse é o caso da carioca Prezunic Supermercados, que projeta crescimento de 15% este ano. Para isso, conta com a abertura de mais uma loja. Com oito anos de existência, a rede vem crescendo ano após ano: em 2007 ocupava a oitava posição em faturamento no setor, e hoje já ocupa a sexta. A rede carioca fechou 2009 com faturamento acima de R$ 2 bilhões, com 30 lojas. Genival de Souza Beserra, diretor comercial da rede, diz não ter interesse em expandir para outros estados, pois acredita que existe potencial para crescer regionalmente.

 

Já a rede paranaense Condor Supercenter aparecia no ranking de faturamento da Abras na décima quarta posição, em 2007, e hoje ocupa a décima primeira do ranking nacional, com mais de R$ 1 bilhão em receita. Pedro Joanir Zonta, presidente da rede, conta que a ascensão de três posições da empresa é fruto do bom trabalho exercido ao longo do ano, ajudado pelo crescimento do emprego no Paraná, no ano passado. "Temos trabalhado, nosso esforço se concentra no crescimento da empresa; assim o bom resultado é automático." Com 29 lojas, a rede espera crescer 20% este ano, e para fazê-lo conta com reforma e ampliação das lojas existentes e com a abertura de mais duas novas. Zonta não descarta a aquisição de redes menores para cumprir a meta da empresa que é chegar a 2014 com R$ 2 bilhões em faturamento. O presidente explica o otimismo ancorado no bom momento da economia nacional e aos eventos agendados para esse ano, como a Copa do Mundo e as eleições.

 

Outro exemplo é o Supermercados Sonda, no Estado de São Paulo, que conta com 24 lojas e espera aprovação de linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ampliar a rede e abrir quatro novas lojas nesse ano. "As margens estão apertadas, quero fazer negócio com os pés no chão" afirmou Paulo Moreno, diretor-geral da rede. A empresa almeja crescer 12% em 2010 e ultrapassar o mais de R$ 1 bilhão em faturamento de 2009, que lhe rendeu a décima terceira posição em faturamento nacional no setor supermercadista, ranking em que em 2007 a empresa ocupava o décimo sexto lugar.

 

Setor

 

Em abril, as vendas dos supermercados recuaram 0,49% ante as de março deste ano, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Abras. A explicação dada por Pires, superintendente da Associação, para a queda nas vendas em abril foi o impacto das vendas de Páscoa, diluídas entre os meses de março e abril.

 

A queda real foi de 3,83% em comparação a março no volume de vendas, índice este divulgado pela Abras e já deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Quanto ao índice divulgado pela Abras, Moreno explica que o segmento de supermercado trabalha com oscilações nas vendas devido a datas sazonais e garante que o Sonda não sentiu o recuo nas vendas apresentada pelo índice. Ele diz que faturou R$ 124 milhões em abril, ante R$ 127 milhões do mês de março. "A tendência é de crescimento", disse Moreno. Por se tratar de uma empresa familiar, ele descarta a possibilidade de se juntar a outra rede e não tem interesse em expandir para outros estados, mas acredita que no futuro a empresa possa ter uma abertura de capital.

 

Em valores nominais o índice da Abras apresentou crescimento de 4,75% em abril em relação ao mesmo mês do ano anterior e queda de 3,28% sobre março deste ano. Já o acumulado nominal, no quadrimestre, chega a 11,44% em comparação ao mesmo período de 2009.

 

Em abril, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo analisada pela GfK, apresentou alta de 1,76% em relação a março deste ano. Já na comparação com abril de 2009, apresentou elevação de 7,94%. Os produtos que mais registraram alta foram batata, com 32,44%, e feijão, com 20,44%. A Região Norte, por meses a cesta básica que mais encarecia no País, teve queda de 3,18% em abril em comparação a março, enquanto a Região Sudeste registra alta de 4,17%.

 

Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>