Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos

Programação da ABRAS´25 apresentou overview do mercado farma, saúde e bem-estar

Cuidar é uma tarefa intrínseca ao varejo alimentar, mas que ganha novos contornos com a recente aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), do Projeto de Lei 2158/2023, que autoriza a venda de medicamentos em supermercados, seguindo as mesmas normas atualmente cumpridas pelas farmácias tradicionais.

A proposta tem apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) que entende que a medida possibilita a ampliação do acesso da população à saúde e ao bem-estar, com medicamentos mais baratos, sem comprometer a segurança do consumidor.

Por essa razão, o tema ganhou destaque durante a ABRAS´25 food retail future por meio da apresentação ABRAS em Ação – Overview do Mercado Farma, Saúde e Bem-Estar pelo consultor da entidade, Rodrigo Segurado. E, também, por fazer parte do conceito principal desta edição do evento: Share of Life – amplie a participação na vida do consumidor.

Durante sua fala, Segurado apresentou um material detalhado sobre o tema dividido em seis partes: dimensionamento do mercado, principais categorias de produtos e serviços, principais fabricantes, características do varejo, principais tendências do mercado e oportunidades do varejo farma, saúde e bem-estar para o varejo alimentar.

Confira, a seguir, um resumo da apresentação:

Principais tendências do mercado farma, saúde e bem-estar:

  • O setor de bem-estar cresce acima do Produto Interno Bruto (PIB) global (CAGR>7%)
  • O mercado global de bem-estar encontra-se em forte expansão, com estimativas de alcançar US$ 8,5 trilhões até 2027
  • Projeta-se um crescimento de 52% até 2027, impulsionado por diversas tendências
  • Envelhecimento ativo, consumo consciente e a busca por sustentabilidade

Principais vantagens da instalação da “farmácia completa” nos supermercados:

  • Farmácia como categoria de destino (consumo recorrente de saúde), ampliação de sortimento e diferencial competitivo
  • Mais tráfego: > tempo médio de permanência + frequência de visitas + serviços e comodidade (share of life)
  • Criação da área de saúde e bem-estar com mescla de categorias entre medicamentos, energéticos, suplementos alimentares, cuidados pessoais, beleza, dermocosméticos, bem como alimentos funcionais e naturais
  • Aumento da margem média ponderada do supermercado e rentabilidade por metro quadrado
  • Oportunidade para criação de programa de bem-estar do cliente com fidelização cruzada, saúde elementar, serviços e check-ups rápidos, parcerias com nutricionistas, personal trainers e influencers
    Parceria com farmácias, planos de saúde e indústria farmacêutica com dados cruzados de consumo e saúde

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’25 food retail future na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

Fonte: Redação SuperHiper

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo
22/09/2025 15:19 - ABRAS e Ártico Capital selam parceria com a criação do portal Varejo Brasil
22/09/2025 15:14 - Próxima década do varejo alimentar vai muito além do preço
22/09/2025 15:10 - O potencial da jornada do consumidor para o Share of Life
22/09/2025 15:08 - Mercado pet no Brasil: o potencial ainda pouco explorado pelo varejo alimentar
22/09/2025 15:03 - Dollar General ensina varejo brasileiro a crescer com foco no cliente
22/09/2025 15:02 - ABRAS´25 começa com agenda intensa e momentos únicos
22/09/2025 14:58 - Mantiqueira Brasil marca presença na ABRAS´25 food retail future

Veja mais >>>