Notícias ABRAS
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
O impacto da reforma tributária de consumo na cadeia de abastecimento
Por Raquel Santos
A reforma tributária sobre o consumo, que entra em fase de implementação ainda em 2025, promete transformar de forma profunda a cadeia de abastecimento no Brasil. O tema foi debatido por especialistas nesta terça-feira, no Share of Life – ABRAS food retail´25, em um painel que reuniu Maria Isabel Ferreira, sócia-líder de Impostos Indiretos da KPMG Brasil; Bruna Lovisan do Prado, head fiscal da Johnson & Johnson Brasil; e Mariana Fabietti, diretora fiscal da Mondelez Brasil.
Segundo Maria Isabel Ferreira, responsável pela apresentação do painel, os pilares da reforma são transparência fiscal, justiça tributária, simplificação, sustentabilidade e a criação de um modelo mais próximo ao IVA (Imposto sobre Valor Agregado), já adotado em diversos países. O sistema brasileiro, hoje reconhecido como o mais complexo do mundo em termos de tributação sobre consumo, será substituído pelo CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), apelidados de “gêmeos” por sua semelhança. Haverá ainda o imposto seletivo, apelidado de “imposto do pecado”, aplicado a itens prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, como bebidas alcoólicas, cigarros e produtos açucarados.
Uma das mudanças mais sensíveis será a migração da tributação da origem para o destino, ou seja, o imposto passa a ser recolhido no local de consumo e não mais onde o produto foi produzido ou distribuído. Isso altera completamente a lógica de incentivos fiscais regionais e força as empresas a repensarem suas estratégias logísticas. “Essa mudança vai impactar diretamente contratos, preços e fluxo de caixa. Além disso, a devolução de tributos para famílias de baixa renda, por meio do cashback, trará aos supermercados um papel central nesse processo”, destacou Maria Isabel.
Fonte: Redação SuperHiper

Veja mais >>>
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo
22/09/2025 15:19 - ABRAS e Ártico Capital selam parceria com a criação do portal Varejo Brasil
22/09/2025 15:14 - Próxima década do varejo alimentar vai muito além do preço
22/09/2025 15:10 - O potencial da jornada do consumidor para o Share of Life
22/09/2025 15:08 - Mercado pet no Brasil: o potencial ainda pouco explorado pelo varejo alimentar
22/09/2025 15:03 - Dollar General ensina varejo brasileiro a crescer com foco no cliente
22/09/2025 15:02 - ABRAS´25 começa com agenda intensa e momentos únicos
22/09/2025 14:58 - Mantiqueira Brasil marca presença na ABRAS´25 food retail future