Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s

Lojas menores com foco em proximidade e conveniência, digitalização, sustentabilidade e inteligência orientada por dados são trunfos diante das mudanças nos hábitos dos consumidores

O mercado de supermercados no Reino Unido passou por transformações significativas e desafiadoras nos últimos anos, e as lições extraídas desse processo são extremamente relevantes para o mercado brasileiro.

As estratégias de digitalização, personalização da experiência de compra e adaptação às novas demandas do consumidor, que incluem a sustentabilidade, são fatores-chave para garantir a competitividade no mercado atual. E isso não se restringe à experiência de lá, mas serve para o varejo alimentar brasileiro. Essa é a síntese do painel apresentado por Mike Coupe, que ocupou o cargo de CEO da Sainsbury´s, de 2014 a 2020.

Isso também requer um olhar atento em relação aos formatos do varejo alimentar. Saem de cena grandes lojas e ganham protagonismo espaços menores com foco em proximidade e conveniência, além das vendas pelos canais digitais.

E, nesse contexto, a inteligência orientada por dados, com base em programas de fidelidade, é uma aliada fundamental para qualquer varejista se adaptar e conhecer, a fundo, o que seu consumidor deseja e como fidelizá-lo, seja no ambiente físico ou digital.

Portanto, compreender essas transformações no comportamento dos consumidores, investir em tecnologia e priorizar a sustentabilidade são passos essenciais para o sucesso no futuro do varejo alimentar no Brasil.

As empresas brasileiras devem estar preparadas para adotar essas mudanças e, acima de tudo, ser ágeis e inovadoras para se manterem competitivas em um cenário de constante transformação.

Liderança e tomada de decisões

Coupe também falou sobre a importância da liderança no varejo. Segundo ele, é uma experiência solitária, especialmente quando se trata de tomar decisões difíceis, sem respostas claras, o que significa que o risco de erro é alto. Isso exige que o líder seja capaz de lidar com a ambiguidade e tome decisões difíceis, mesmo quando não há garantias de sucesso.

Na avaliação dele, a coragem para tomar decisões difíceis é uma característica essencial de qualquer líder. “Em muitas situações, os líderes hesitam em tomar decisões impopulares, mas é justamente essa capacidade de tomar decisões decisivas que define um bom líder. O maior desafio da liderança, muitas vezes, está na relutância em agir, mas é essa coragem que permite ao líder se destacar, especialmente em tempos de incerteza.”

Para Coupe, nos últimos anos, aprendemos que o mundo é imprevisível, e as decisões precisam ser tomadas rapidamente, mesmo sem as garantias de sucesso. “A verdadeira liderança reside na capacidade de lidar com essa incerteza e tomar decisões que, no final, conduzam a organização para o sucesso.”

O executivo foi o destaque internacional da programação do Smart Market ABRAS 2025, por meio de uma palestra on-line ao vivo.

Realizado em São Paulo, nos dias 14 e 15 de abril, no Transamérica Expo Center em São Paulo, o Smart Market ABRAS 2025 é o maior encontro da comunidade de alta performance do setor supermercadista. O evento marca também a divulgação do Ranking ABRAS 2025, que faz uma radiografia das empresas do varejo alimentar, destacando quais são as dez maiores companhias do setor a cada edição.

Fique por dentro de todos os destaques do Smart Market ABRAS 2025 acompanhando os canais de comunicação de SuperHiper. E a cobertura completa do evento na edição de maio da revista.

Fonte: Redação SuperHiper

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade
07/04/2025 09:43 - Smart Market ABRAS 2025: painel Estratégia de Expansão trará ótimas discussões sobre o setor

Veja mais >>>