Notícias ABRAS
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
Lojas menores com foco em proximidade e conveniência, digitalização, sustentabilidade e inteligência orientada por dados são trunfos diante das mudanças nos hábitos dos consumidores
O mercado de supermercados no Reino Unido passou por transformações significativas e desafiadoras nos últimos anos, e as lições extraídas desse processo são extremamente relevantes para o mercado brasileiro.
As estratégias de digitalização, personalização da experiência de compra e adaptação às novas demandas do consumidor, que incluem a sustentabilidade, são fatores-chave para garantir a competitividade no mercado atual. E isso não se restringe à experiência de lá, mas serve para o varejo alimentar brasileiro. Essa é a síntese do painel apresentado por Mike Coupe, que ocupou o cargo de CEO da Sainsbury´s, de 2014 a 2020.
Isso também requer um olhar atento em relação aos formatos do varejo alimentar. Saem de cena grandes lojas e ganham protagonismo espaços menores com foco em proximidade e conveniência, além das vendas pelos canais digitais.
E, nesse contexto, a inteligência orientada por dados, com base em programas de fidelidade, é uma aliada fundamental para qualquer varejista se adaptar e conhecer, a fundo, o que seu consumidor deseja e como fidelizá-lo, seja no ambiente físico ou digital.
Portanto, compreender essas transformações no comportamento dos consumidores, investir em tecnologia e priorizar a sustentabilidade são passos essenciais para o sucesso no futuro do varejo alimentar no Brasil.
As empresas brasileiras devem estar preparadas para adotar essas mudanças e, acima de tudo, ser ágeis e inovadoras para se manterem competitivas em um cenário de constante transformação.
Liderança e tomada de decisões
Coupe também falou sobre a importância da liderança no varejo. Segundo ele, é uma experiência solitária, especialmente quando se trata de tomar decisões difíceis, sem respostas claras, o que significa que o risco de erro é alto. Isso exige que o líder seja capaz de lidar com a ambiguidade e tome decisões difíceis, mesmo quando não há garantias de sucesso.
Na avaliação dele, a coragem para tomar decisões difíceis é uma característica essencial de qualquer líder. “Em muitas situações, os líderes hesitam em tomar decisões impopulares, mas é justamente essa capacidade de tomar decisões decisivas que define um bom líder. O maior desafio da liderança, muitas vezes, está na relutância em agir, mas é essa coragem que permite ao líder se destacar, especialmente em tempos de incerteza.”
Para Coupe, nos últimos anos, aprendemos que o mundo é imprevisível, e as decisões precisam ser tomadas rapidamente, mesmo sem as garantias de sucesso. “A verdadeira liderança reside na capacidade de lidar com essa incerteza e tomar decisões que, no final, conduzam a organização para o sucesso.”
O executivo foi o destaque internacional da programação do Smart Market ABRAS 2025, por meio de uma palestra on-line ao vivo.
Realizado em São Paulo, nos dias 14 e 15 de abril, no Transamérica Expo Center em São Paulo, o Smart Market ABRAS 2025 é o maior encontro da comunidade de alta performance do setor supermercadista. O evento marca também a divulgação do Ranking ABRAS 2025, que faz uma radiografia das empresas do varejo alimentar, destacando quais são as dez maiores companhias do setor a cada edição.
Fique por dentro de todos os destaques do Smart Market ABRAS 2025 acompanhando os canais de comunicação de SuperHiper. E a cobertura completa do evento na edição de maio da revista.
Fonte: Redação SuperHiper

Veja mais >>>
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores