Notícias ABRAS
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
“Nosso grande desafio é convencer o fornecedor sobre a importância do retail media”, declarou a diretora de marketing e trade marketing Casa do Arroz Supermercados, Cintia Vegas
O retail media, ou mídia de varejo, está se consolidando como uma das principais estratégias para impulsionar resultados no setor supermercadista brasileiro. Em um painel mediado pela diretora de marketing e trade marketing da Casa do Arroz Supermercados, Cintia Vegas, especialistas do setor compartilharam experiências, desafios e perspectivas sobre o tema.
O gerente de marketing do grupo Bigbox/Ultrabox, Felipe Correia, destacou a necessidade de apresentar dados concretos para convencer empresários sobre a relevância do retail media. “Você tem que trazer dados para convencer o empresário da importância do retail media”, afirmou. A gerente nacional de trade marketing do Grupo Pereira, Thaís Bastos, complementou ressaltando que hoje é possível mapear todo o comportamento dos clientes nas lojas e compartilhar essas informações com os fornecedores, sempre respeitando a LGPD. “O resultado é a entrega de valor ao cliente”, explicou Thaís, reconhecendo que trazer esse tipo de mídia para os fornecedores ainda é um grande desafio, especialmente para os de menor porte.
Cintia Vegas reforçou que o maior obstáculo está justamente em convencer os pequenos fornecedores, já que os grandes já reconhecem o retorno do investimento em retail media.
Quando questionados sobre as áreas envolvidas na implementação do retail media, Thaís apontou o setor comercial como protagonista, mas destacou também a importância do marketing e do CRM. Felipe acrescentou que a operação é fundamental para garantir a execução das ações no ponto de venda, além do papel do financeiro em mensurar o retorno dos investimentos. “Hoje temos ferramentas que são enviadas para a operação trazer o registro da execução do retail media na loja, a comunicação”, explicou Felipe.
Cintia compartilhou que, em sua empresa, são realizadas reuniões mensais envolvendo comercial, marketing, TI, operação e até mesmo o jurídico, promovendo uma sinergia essencial para o sucesso das iniciativas de retail media.
O futuro do retail media, segundo os especialistas, está cada vez mais integrado ao ambiente físico das lojas. Thaís acredita que a tendência é ir além dos sites, marketplaces e redes sociais, levando a mídia para o piso de loja, com o apoio de parceiros tecnológicos e startups que buscam soluções inovadoras. Ela também mencionou a ideia de criar um hub envolvendo todas as áreas para aprimorar o trabalho com retail media.
Felipe relatou que, após a pandemia, houve um aumento significativo no interesse de anunciantes de diferentes segmentos, como academias, em utilizar os painéis de retail media. O objetivo agora é estruturar e robustecer ainda mais o serviço, entregando valor tanto para clientes quanto para fornecedores.
Cintia destacou que o retail media proporciona dinamismo e fortalece o relacionamento entre varejo e fornecedor, tornando a experiência de compra mais personalizada e relevante.
Para Thaís, o retail media está apenas no início de sua trajetória: “Estamos apenas na ponta do iceberg. O cliente ganha com uma oferta personalizada, o fornecedor ganha com exposição dos seus produtos. Mira na lua pra acertar as estrelas. Apostem na retail media.”
Felipe reforçou: “O retail não é o futuro, é o presente. Precisamos estreitar esse tema entre o varejo e os fornecedores. No final, o resultado é ótimo.”
Cintia finalizou com um convite ao setor: “Comece a fazer retail media. Se conecte com o seu fornecedor.”
Fique por dentro de todos os destaques do Smart Market ABRAS 2025 acompanhando os canais de comunicação de SuperHiper. E a cobertura completa do evento na edição de maio da revista.
Fonte: Redação SuperHiper
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo

