Notícias ABRAS
18/09/2024 10:16 - Quer ser eterno? Mude, mas foque no ser humano
Para Giuseppe Stigliano, empresas precisam ser construídas para se adaptar, não para durar
Ser sólido como uma rocha e ter alicerces profundos pode funcionar em um mundo de estabilidade, mas em um mundo de grandes mudanças essa é uma receita para se tornar obsoleto. Em vez disso, é preciso ter uma mentalidade de adaptação constante.
“As empresas precisam ser como peças de Lego, não como colunas. É preciso ter a capacidade de entender o consumidor o tempo todo e acompanhar suas mudanças de comportamento, interesses, desejos e necessidades”, recomenda o coautor de Redefining Retail e keynote speaker da ABRAS’24 food retail future, Giuseppe Stigliano.
Nesse processo de adaptabilidade constante, o mais importante é entender as nuances dos consumidores. “Temos que compreender o ser humano por trás dos dados, pois os supermercados não estão no negócio de vender produtos, e sim no de entregar experiências para os clientes”, analisa.
Para Stigliano, o supermercado que deseja ter vida longa precisa tomar como base 3 princípios fundamentais. O primeiro é ser um destino, pois as pessoas não querem somente comprar produto e serviços – elas querem histórias, envolvimento e significado. “Para se tornar um destino, o supermercado precisa entender os clientes e suas necessidades e desejos, para a partir daí interagir de forma efetiva em qualquer canal físico, digital ou virtual”, analisa.
O segundo princípio é ser “onlife”, integrando digital e físico. “O conceito de online/offline só faz sentido para quem não é nativo digital. Para as gerações mais novas, a jornada é integrada desde o início. Por isso, cada vez mais as marcas precisarão entender essa jornada”, afirma. Ter um supermercado no Roblox ou no Fortnite para vender produtos virtuais para avatares pode estar longe do dia a dia do setor, mas em pouco tempo pode fazer muito sentido.
O terceiro princípio é focar no ser humano. “Por mais digitalizada que seja a sociedade, é o fator humano que continuará a fazer toda a diferença. Mais do que vender, temos que servir o cliente – e quem faz isso com excelência são as pessoas, que entregam uma experiência personalizada completamente diferente daquela que uma máquina entrega”, explica Stigliano.
Ao mesmo tempo, os supermercados precisam evitar um grande erro: fugir da mudança e se concentrar na experiência adquirida. “A experiência é importante, mas não pode levar à arrogância de acreditar que sabemos tudo. Essa arrogância impede o sucesso”, diz.
O oposto dessa arrogância é ter uma mentalidade de blocos de Lego, que podem ser recombinados de diferentes maneiras. “A única maneira de ter sucesso em um futuro imprevisível é aprender sempre, com uma mentalidade de sempre se descontruir. Isso leva a encontrar novos caminhos, testar, identificar possibilidades e aprimorar o relacionamento com o cliente de forma constante. Isso é o que fará a diferença entre vencer ou ficar pelo caminho”, completa Stigliano.
Fonte: Redação SuperHiper.

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade