Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

18/09/2024 10:16 - Quer ser eterno? Mude, mas foque no ser humano

Para Giuseppe Stigliano, empresas precisam ser construídas para se adaptar, não para durar

Ser sólido como uma rocha e ter alicerces profundos pode funcionar em um mundo de estabilidade, mas em um mundo de grandes mudanças essa é uma receita para se tornar obsoleto. Em vez disso, é preciso ter uma mentalidade de adaptação constante.

“As empresas precisam ser como peças de Lego, não como colunas. É preciso ter a capacidade de entender o consumidor o tempo todo e acompanhar suas mudanças de comportamento, interesses, desejos e necessidades”, recomenda o coautor de Redefining Retail e keynote speaker da ABRAS’24 food retail future, Giuseppe Stigliano.

Nesse processo de adaptabilidade constante, o mais importante é entender as nuances dos consumidores. “Temos que compreender o ser humano por trás dos dados, pois os supermercados não estão no negócio de vender produtos, e sim no de entregar experiências para os clientes”, analisa.

Para Stigliano, o supermercado que deseja ter vida longa precisa tomar como base 3 princípios fundamentais. O primeiro é ser um destino, pois as pessoas não querem somente comprar produto e serviços – elas querem histórias, envolvimento e significado. “Para se tornar um destino, o supermercado precisa entender os clientes e suas necessidades e desejos, para a partir daí interagir de forma efetiva em qualquer canal físico, digital ou virtual”, analisa.

O segundo princípio é ser “onlife”, integrando digital e físico. “O conceito de online/offline só faz sentido para quem não é nativo digital. Para as gerações mais novas, a jornada é integrada desde o início. Por isso, cada vez mais as marcas precisarão entender essa jornada”, afirma. Ter um supermercado no Roblox ou no Fortnite para vender produtos virtuais para avatares pode estar longe do dia a dia do setor, mas em pouco tempo pode fazer muito sentido.

O terceiro princípio é focar no ser humano. “Por mais digitalizada que seja a sociedade, é o fator humano que continuará a fazer toda a diferença. Mais do que vender, temos que servir o cliente – e quem faz isso com excelência são as pessoas, que entregam uma experiência personalizada completamente diferente daquela que uma máquina entrega”, explica Stigliano.

Ao mesmo tempo, os supermercados precisam evitar um grande erro: fugir da mudança e se concentrar na experiência adquirida. “A experiência é importante, mas não pode levar à arrogância de acreditar que sabemos tudo. Essa arrogância impede o sucesso”, diz.

O oposto dessa arrogância é ter uma mentalidade de blocos de Lego, que podem ser recombinados de diferentes maneiras. “A única maneira de ter sucesso em um futuro imprevisível é aprender sempre, com uma mentalidade de sempre se descontruir. Isso leva a encontrar novos caminhos, testar, identificar possibilidades e aprimorar o relacionamento com o cliente de forma constante. Isso é o que fará a diferença entre vencer ou ficar pelo caminho”, completa Stigliano.

Fonte: Redação SuperHiper.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo
19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano

Veja mais >>>