Notícias ABRAS
17/09/2024 17:13 - Você está preparado para o Marketing 6.0?
Philip Kotler, o pai do Marketing moderno, mostra como IA e tecnologia vão transformar o relacionamento com os consumidores
Nos próximos anos, o marketing das empresas será totalmente transformado. Negócios que ousarem tentar ficar parados no lugar acabarão desaparecendo – mudar é necessário para continuar a ser relevante. Nessa revolução, a Inteligência Artificial, o uso intensivo de dados e a criação de jornadas de compra imersivas passam a ser a nova realidade.
Esse foi o cenário apresentado por Philip Kotler, o pai do Marketing moderno, durante apresentação no ABRAS’24 food retail future, que acontece até hoje em Campinas (SP). Com 93 anos, Kotler falou por videoconferência com a plateia de executivos supermercadistas que lotou o auditório do evento – e provocou o setor a mudar.
“A Inteligência Artificial trará grandes mudanças na maneira como o marketing aborda os clientes e no tipo de experiência oferecida aos consumidores”, analisa Kotler. “A tecnologia nos permite trabalhar a comunicação com base em dados e na venda de produtos a partir de abordagens personalizadas”, explica.
Para o especialista, os dados e a IA abrem caminho para o Marketing 5.0, focado em entregar experiências personalizadas e criar relacionamentos um a um. Nesse processo, a automação trará agilidade e eficiência para atividades operacionais, para que os profissionais possam atuar de forma mais analítica.
Mas esse estágio é, na realidade, a transição para um momento ainda mais avançado. “Como podemos fazer com que os consumidores estejam imersos em nosso negócio? É isso que todos devemos nos perguntar”, provoca. Para Kotler, a resposta estará relacionada à criação de realidades artificiais e experiências virtuais.
“Nos próximos 15 anos, uma parcela importante das vidas dos clientes estará em realidade estendida, com experiências virtuais que envolverão os consumidores no universo das marcas. Essa experiência imersiva do cliente será o padrão esperado – e o caminho para isso começa hoje, com o uso intensivo dos dados e a aplicação de Inteligência Artificial nos negócios”, diz.
Antes que os profissionais considerem esse futuro distante ou utópico, um alerta: existem oportunidades de melhoria por toda parte, hoje mesmo. “Todo negócio tem o potencial de gerar mais valor. Todos podemos fazer um trabalho melhor que o que temos feito”, alerta.
Isso passa, por exemplo, pelo ambiente de loja. “Os supermercados podem fazer muito mais com cores, iluminação, sons e uma ambientação que crie uma experiência teatral. Com o e-commerce, os consumidores não precisam ir à loja. A visita ao ponto de venda precisa ser um prazer e trazer novidade. Se você não for interessante, não vai conseguir nem chegar ao fim da década como alguém relevante para os clientes”, alerta.
Assim, comece com medidas básicas, como treinar melhor os funcionários, incorporar tecnologia ao ponto de venda para acelerar o checkout e melhorar a segurança do estacionamento. Uma vez isso feito, o supermercado pode avançar para preços dinâmicos e para gerar receita com outros negócios, como retail media, serviços financeiros ou farmácias.
Essa evolução depende de entender o cliente e como ele está sendo atraído para sua marca. “Use os dados coletados nas lojas, incorpore as informações de programas de fidelidade e de parceiros, além do influencer marketing, para mapear a jornada dos consumidores e se fazer relevante. Esse entendimento do cliente é o que determina a intensidade dos investimentos em novas tecnologias”, recomenda.
Fonte: Redação SuperHiper.
Veja mais >>>
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos

