Notícias ABRAS
17/09/2024 11:11 - Diversificação de atividades é chave para expansão do varejo no futuro
Conceito de plataforma de negócios prevê combinação de expertise atual e fontes de receita adjacentes
Expandir os limites do modelo de varejo tradicional para construir um conjunto diversificado de ofertas, aproveitando a expertise e a presença no mercado para se estender a mercados adjacentes e desbloquear novos fluxos de receita. Esse foi o recado dos executivos da EY durante a palestra “O ecossistema do varejo alimentar”, realizada nesta terça-feira, 17 de setembro, durante a ABRAS´24 food retail future.
Alto potencial de crescimento e lucratividade. Desenvolver a confiança e a fidelidade do cliente. Essas são algumas das razões para apostar em plataformas de negócios.
Segundo a sócia da EY e líder do segmento de consumo, produtos e varejo para América Latina, Cristiane Amaral, os varejistas precisam estar preparados para uma “tempestade perfeita” para um novo momento de disrupção sequenciada no setor. “Não basta só olhar para o consumidor e o que ele quer, mas tudo que está à volta disso e as oportunidades que isso gera.”
Como exemplo, ela citou o “efeito Ozempic”. Cristiane apresentou dados que mostram que a saudabilidade é um dos mais demandados pelo consumidor brasileiro, com um detalhe importante. “Diferentemente do que aconteceu durante a pandemia, a prioridade está no bem-estar físico. Isso abre inúmeras possibilidades para o varejo quanto a mix de produtos e até segmentos nos quais ele não atua diretamente.” Ou seja, essa diversificação pode ser feita por meio de parcerias.
O líder de produtos de consumo e varejo da EY-Pathernon Américas, Will Auchinloss, apresentou vários cases, entre eles a parceria Soriana-Falabella. Ela facilitou a entrada da Soriana em serviços financeiros e criou um fluxo de receita alternativo que complementa seu negócio principal de varejo. Contudo, ele fez ressalvas no sentido de que esse tipo de aposta requer planejamento e estratégia. Ele Vcitou que o empreendimento de saúde do varejo da Walgreens com o VillageMD enfrentou desafios regulatórios e competitivos, levando a um desempenho financeiro ruim e ambições reduzidas. Para evitar insucesso, as perguntas-chave são: qual seu propósito? O que você quer atingir? Qual é seu posicionamento? Qual é sua estratégia?
Auchinloss finalizou com uma fala instigante. Para ele, para ter sucesso, o varejista precisa se preocupar menos com a concorrência e mais com seus ativos, seus consumidores e futuras parcerias que ampliem o seu negócio e a sua receita.
Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.
Fonte: Redação SuperHiper.

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade