Notícias ABRAS
17/09/2024 11:11 - Diversificação de atividades é chave para expansão do varejo no futuro
Conceito de plataforma de negócios prevê combinação de expertise atual e fontes de receita adjacentes
Expandir os limites do modelo de varejo tradicional para construir um conjunto diversificado de ofertas, aproveitando a expertise e a presença no mercado para se estender a mercados adjacentes e desbloquear novos fluxos de receita. Esse foi o recado dos executivos da EY durante a palestra “O ecossistema do varejo alimentar”, realizada nesta terça-feira, 17 de setembro, durante a ABRAS´24 food retail future.
Alto potencial de crescimento e lucratividade. Desenvolver a confiança e a fidelidade do cliente. Essas são algumas das razões para apostar em plataformas de negócios.
Segundo a sócia da EY e líder do segmento de consumo, produtos e varejo para América Latina, Cristiane Amaral, os varejistas precisam estar preparados para uma “tempestade perfeita” para um novo momento de disrupção sequenciada no setor. “Não basta só olhar para o consumidor e o que ele quer, mas tudo que está à volta disso e as oportunidades que isso gera.”
Como exemplo, ela citou o “efeito Ozempic”. Cristiane apresentou dados que mostram que a saudabilidade é um dos mais demandados pelo consumidor brasileiro, com um detalhe importante. “Diferentemente do que aconteceu durante a pandemia, a prioridade está no bem-estar físico. Isso abre inúmeras possibilidades para o varejo quanto a mix de produtos e até segmentos nos quais ele não atua diretamente.” Ou seja, essa diversificação pode ser feita por meio de parcerias.
O líder de produtos de consumo e varejo da EY-Pathernon Américas, Will Auchinloss, apresentou vários cases, entre eles a parceria Soriana-Falabella. Ela facilitou a entrada da Soriana em serviços financeiros e criou um fluxo de receita alternativo que complementa seu negócio principal de varejo. Contudo, ele fez ressalvas no sentido de que esse tipo de aposta requer planejamento e estratégia. Ele Vcitou que o empreendimento de saúde do varejo da Walgreens com o VillageMD enfrentou desafios regulatórios e competitivos, levando a um desempenho financeiro ruim e ambições reduzidas. Para evitar insucesso, as perguntas-chave são: qual seu propósito? O que você quer atingir? Qual é seu posicionamento? Qual é sua estratégia?
Auchinloss finalizou com uma fala instigante. Para ele, para ter sucesso, o varejista precisa se preocupar menos com a concorrência e mais com seus ativos, seus consumidores e futuras parcerias que ampliem o seu negócio e a sua receita.
Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.
Fonte: Redação SuperHiper.
Veja mais >>>
27/09/2024 17:15 - Visual Mix destaca inovações tecnológicas para o varejo durante a ABRAS’2426/09/2024 14:16 - Abrasmercado: preço da cesta cai -1,32%, na média nacional
26/09/2024 10:50 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 1% em agosto, aponta ABRAS
23/09/2024 10:51 - Transformações no varejo alimentar: aprendizados da ABRAS’24
20/09/2024 08:35 - ABRAS em Ação apresenta a 3ª edição do Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro
19/09/2024 09:52 - ABRAS´24: estágios evolutivos do marketing
19/09/2024 08:51 - Amigos do Bem marca presença na ABRAS´24 food retail future
18/09/2024 11:17 - “Redefinição” do varejo e Festival de Parintins encerram ABRAS´24
18/09/2024 10:16 - Quer ser eterno? Mude, mas foque no ser humano
18/09/2024 09:13 - ABRAS´24 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
17/09/2024 19:11 - O futuro dos supermercados começa hoje
17/09/2024 17:13 - Você está preparado para o Marketing 6.0?
17/09/2024 10:07 - ABRAS em Ação apresenta relatórios relevantes para o setor supermercadista
17/09/2024 08:00 - Atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor
16/09/2024 19:54 - Como será o varejo supermercadista em 2030?