Notícias ABRAS
17/09/2024 08:00 - Atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor
Diferenciação prevê facilidade em comprar tudo num só lugar, de fácil acesso e com preços atrativos, revela estudo da Nielsen IQBrasil
Em sintonia com o tema da ABRAS´24 food retail future “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, o diretor da Vertical Varejo da Nielsen IQBrasil, Domenico Tremaroli Filho, ressaltou durante sua palestra a importância de conhecer a fundo os consumidores para se conectar a eles e, assim, tomar ações eficientes para conquistá-los e retê-los. Isso se torna ainda mais importante diante de um cenário macroeconômico que, na visão dos clientes, permanece desafiador ainda que alguns indicadores, como o de emprego, estejam mais positivos.
Mesmo aqueles consumidores, que mantêm sua renda ou afirmam ter melhora financeira, estão atento aos gastos. O preço dos alimentos ainda é a preocupação “número um” dos brasileiros.
Portanto, atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor. Dessa forma, a diferenciação no varejo alimentar demanda facilidade em comprar tudo num só lugar, de fácil acesso e com preços atrativos. É o que revela estudo da Nielsen IQBrasil.
“Ainda que a maioria dos domicílios brasileiros seja composta por famílias sem filhos menores de 18 anos (56,5% dos lares), tenham presença de um a três celulares (56,7%) e Índice de Nível Socioeconômico (NSE) médio – 49,4% -, o consumidor em nosso País é muito heterogêneo. Daí a importância de conhecê-lo a fundo.”
Nessa direção, a Nielsen IQBrasil realizou uma pesquisa que traçou um perfil dos cinco grupos de consumidores de acordo com consumidores comuns – antenado, aspiracional, tradicional, equilibrista e saudável – e como esses grupos se relacionam com o varejo. “Quantitativamente eles são parecidos. Cada um representa em torno de 20%, mas os perfis são bem distintos em relação a formatos e canais do varejo, além do uso de formas de pagamento”, disse Tremaroli. E complementa. “Curiosamente, 88% das famílias brasileiras ainda usam dinheiro.” Outra curiosidade mostrada durante a apresentação do executivo e destacada por ele recai sobre o fato de que não são apenas os jovens que preferem as compras on-line por sua praticidade e conveniência. Consumidores 50+ já valorizam o atributo.
Outras conclusões dos estudos da Nielsen IQBrasil mostram que os consumidores estão menos fiéis a marcas e formatos de loja uma vez que priorizam a relação custo-benefício. Assim, estão cada vez mais dispostos a experimentações de marcas e a visitações a diferentes pontos de venda.
Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.
Fonte: Redação SuperHiper.
Veja mais >>>
19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano