Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2024 08:00 - Atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor

Diferenciação prevê facilidade em comprar tudo num só lugar, de fácil acesso e com preços atrativos, revela estudo da Nielsen IQBrasil

Em sintonia com o tema da ABRAS´24 food retail future “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, o diretor da Vertical Varejo da Nielsen IQBrasil, Domenico Tremaroli Filho, ressaltou durante sua palestra a importância de conhecer a fundo os consumidores para se conectar a eles e, assim, tomar ações eficientes para conquistá-los e retê-los. Isso se torna ainda mais importante diante de um cenário macroeconômico que, na visão dos clientes, permanece desafiador ainda que alguns indicadores, como o de emprego, estejam mais positivos.

Mesmo aqueles consumidores, que mantêm sua renda ou afirmam ter melhora financeira, estão atento aos gastos. O preço dos alimentos ainda é a preocupação “número um” dos brasileiros.

Portanto, atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor. Dessa forma, a diferenciação no varejo alimentar demanda facilidade em comprar tudo num só lugar, de fácil acesso e com preços atrativos. É o que revela estudo da Nielsen IQBrasil.

Ainda que a maioria dos domicílios brasileiros seja composta por famílias sem filhos menores de 18 anos (56,5% dos lares), tenham presença de um a três celulares (56,7%) e Índice de Nível Socioeconômico (NSE) médio – 49,4% -, o consumidor em nosso País é muito heterogêneo. Daí a importância de conhecê-lo a fundo.

Nessa direção, a Nielsen IQBrasil realizou uma pesquisa que traçou um perfil dos cinco grupos de consumidores de acordo com consumidores comuns – antenado, aspiracional, tradicional, equilibrista e saudável – e como esses grupos se relacionam com o varejo. “Quantitativamente eles são parecidos. Cada um representa em torno de 20%, mas os perfis são bem distintos em relação a formatos e canais do varejo, além do uso de formas de pagamento”, disse Tremaroli. E complementa. “Curiosamente, 88% das famílias brasileiras ainda usam dinheiro.” Outra curiosidade mostrada durante a apresentação do executivo e destacada por ele recai sobre o fato de que não são apenas os jovens que preferem as compras on-line por sua praticidade e conveniência. Consumidores 50+ já valorizam o atributo.

Outras conclusões dos estudos da Nielsen IQBrasil mostram que os consumidores estão menos fiéis a marcas e formatos de loja uma vez que priorizam a relação custo-benefício. Assim, estão cada vez mais dispostos a experimentações de marcas e a visitações a diferentes pontos de venda.

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

Fonte: Redação SuperHiper.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

27/09/2024 17:15 - Visual Mix destaca inovações tecnológicas para o varejo durante a ABRAS’24
26/09/2024 14:16 - Abrasmercado: preço da cesta cai -1,32%, na média nacional
26/09/2024 10:50 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 1% em agosto, aponta ABRAS
23/09/2024 10:51 - Transformações no varejo alimentar: aprendizados da ABRAS’24
20/09/2024 08:35 - ABRAS em Ação apresenta a 3ª edição do Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro
19/09/2024 09:52 - ABRAS´24: estágios evolutivos do marketing
19/09/2024 08:51 - Amigos do Bem marca presença na ABRAS´24 food retail future
18/09/2024 11:17 - “Redefinição” do varejo e Festival de Parintins encerram ABRAS´24
18/09/2024 10:16 - Quer ser eterno? Mude, mas foque no ser humano
18/09/2024 09:13 - ABRAS´24 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
17/09/2024 19:11 - O futuro dos supermercados começa hoje
17/09/2024 17:13 - Você está preparado para o Marketing 6.0?
17/09/2024 11:11 - Diversificação de atividades é chave para expansão do varejo no futuro
17/09/2024 10:07 - ABRAS em Ação apresenta relatórios relevantes para o setor supermercadista
16/09/2024 19:54 - Como será o varejo supermercadista em 2030?

Veja mais >>>