Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/09/2024 11:11 - Supermercados têm duas grandes avenidas de crescimento, diz especialista

Para líder global de varejo da McKinsey & Co, varejistas podem explorar oportunidades tanto em atividades core quanto em negócios adjacentes

O varejo supermercadista continua sendo um dos motores do crescimento da economia mundial – e as oportunidades de expansão estão presentes em toda parte. Apesar das mudanças no comportamento dos consumidores e em toda a cadeia de suprimentos nos últimos anos, redes criativas e que utilizam bem seus dados têm encontrado possibilidades de expansão.

Para a sócia-sênior e líder global de varejo da McKinsey & Co, Dymfke Kuijpers, nos últimos 5 anos o varejo presenciou mais transformações do que nos 25 anos anteriores. E isso não é necessariamente ruim. “O mercado está muito mais desafiador, seja na contratação de pessoas, no relacionamento na cadeia de suprimentos ou no entendimento dos consumidores. Por outro lado, quem consegue se adaptar a essas mudanças destrava um enorme potencial de crescimento”, afirma.

Falando para os principais líderes do setor supermercadista brasileiro durante a ABRAS’24 food retail future, que acontece até amanhã em Campinas (SP), Dymfke aponta para o fato de que, globalmente, poucas empresas têm conseguido decifrar o comportamento do que ela chama de “zero consumer” – um consumidor sem fronteiras entre canais, sem fidelidade e imediatista, que quer ser visto como único.

“Nos EUA, Walmart e Amazon são responsáveis por mais da metade do crescimento dos lucros do setor. Os 10 maiores supermercadistas respondem por 70% do lucro do setor, mostrando que tem havido uma forte concentração”, afirma. Sinais do mesmo movimento estão presentes no Brasil: segundo a McKinsey, 45% dos clientes hoje são omnichannel em suas compras de supermercados e 50% buscaram opções mais econômicas de marcas para abrir espaço em seus orçamentos.

Entender os clientes e aumentar os resultados é possível, tanto dentro do próprio negócio quanto explorando outras possibilidades“Quem reinventa seu core business para se adaptar aos novos tempos encontra oportunidades de expansão. O mesmo acontece com quem explora negócios adjacentes, como serviços financeiros, saúde e bem-estar”, exemplifica Dymfke.

Para a especialista, reforçar os aspectos core do negócio é essencial para agregar valor para os clientes, especialmente na oferta de produtos de marca própria. “No mundo, redes como Costco e Wegmans têm sido muito bem-sucedidas ao recriar a jornada de compras, incorporando o digital, buscando diferenciação em marcas próprias, personalizando o relacionamento e criando relevância para sua base de clientes”, analisa.

Quem está bem estabelecido em suas fortalezas principais pode, então, alçar voos em novas áreas. É o que fez, por exemplo, a alemã Lidl, hoje a terceira maior empresa de reciclagem de produtos de seu país. “A partir de um aspecto que se relaciona ao core do negócio – a economia de recursos – a empresa desenvolveu todo um business que integra a cadeia de suprimentos e extrai mais valor”, comenta.

Segundo a líder global de varejo da McKinsey, os supermercados devem criar relacionamentos em áreas que atendam às necessidades dos clientes. Ao mesmo tempo, devem explorar oportunidades de integrar dados em toda a cadeia e explorar negócios que conversem com o DNA da marca. “A partir dessa abordagem, é possível crescer de forma sólida e sustentável”, completa.

Fonte: Redação SuperHiper.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta
24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional

Veja mais >>>