Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

20/05/2024 17:23 - O crescimento da experiência fresca e natural

O consumidor está mais preocupado com sua saúde, por isso os supermercados notaram um aumento na busca de produtos saudáveis e experiências personalizadas

O ano de 2024 está se mostrando um período de transformação para o varejo alimentar. Estamos presenciando uma evolução da tecnologia e uma mudança de comportamento de consumo do shopper, que além de procurar várias formas de efetuar suas compras, está mais preocupado com sua saúde.

Tanto que os supermercados estão seguindo este movimento. Segundo dados da última pesquisa do Ranking ABRAS 2024, publicado agora em maio pela SuperHiper, os supermercados disseram que os produtos in natura representam 66% na participação de vendas, e que 37% das redes trabalham com produtos orgânicos. No ano de 2022, esta participação era de apenas 38%, representando um aumento significativo.

Produtos frescos representam 43% do consumo espanhol

Segundo o ESM (European Supermarket Magazine), os consumidores espanhóis gastaram quase metade (43%) do seu orçamento alimentar anual em produtos frescos em 2023, de acordo com a sexta edição Fresh Products Observatory Report Aldi.

Isto significa que os consumidores gastaram 4 euros em cada 10 euros na categoria de produtos frescos, incluindo frutas e legumes, carne, peixe e frutos do mar, ovos e pão. Em termos de volume, os produtos frescos representaram 34,5% das compras neste período.

Em média, as famílias espanholas compraram produtos frescos em média 187 vezes e 42% das famílias disseram que gastaram de 30 a 50 euros nesta categoria toda semana.

De olho nisso, o setor supermercadista espanhol está remodelando a forma como os estabelecimentos trabalham com a alimentação e bebidas. Segundo o site FoodRetail, uma das inovações que chamou a atenção na Espanha foi a inclusão de espremedores de laranja como uma tendência atrativa, proporcionando uma experiência fresca e natural em tempo real para os consumidores.

Leia mais:

O que eles estão fazendo em suas redes

Separamos aqui algumas dicas que as redes espanholas estão praticando, para proporcionar uma experiência mais fresca e natural.

  1. Experiência de compra personalizada

A era digital aumentou as expectativas dos consumidores em relação à personalização. Os supermercados em 2024 estão adotando tecnologias avançadas, como análise de dados e inteligência artificial, para oferecer experiências de compra personalizadas. Desde recomendações de produtos baseadas em preferências individuais até promoções exclusivas, os supermercados estão utilizando a tecnologia para fortalecer o relacionamento com seus clientes.

  1. Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente continua a ser prioridade para muitos consumidores. Em resposta, os supermercados estão incluindo práticas sustentáveis em todas as fases da sua cadeia de abastecimento. Desde a redução dos plásticos descartáveis até a promoção de produtos locais e orgânicos.

  1. Fresh e qualidade

Uma das tendências mais animadoras para os espanhóis é a inclusão de inclusão de máquinas de suco de laranja nos supermercados. Essas máquinas oferecem sucos naturais e espremidos na hora, proporcionando aos consumidores uma experiência fresca e saudável. A procura por alimentos frescos e naturais está a impulsionar esta inovação, permitindo aos clientes desfrutar de sumos sem conservantes ou aditivos.

As máquinas de fazer sucos não apenas oferecem produtos de alta qualidade, mas também criam uma experiência interativa para os consumidores. Ao observar o processo de extração do suco, o cliente pode confiar no frescor e na autenticidade do produto. Além disso, esta tendência evidencia o compromisso dos supermercados com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, promovendo opções mais saudáveis num ambiente conveniente.

 

 

Fonte: Food Retail e ESM

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

14/06/2024 10:05 - #AjudaSul: Caitá Supermercados arrecada doações ao povo do RS
14/06/2024 09:59 - “ESG é uma prótese de qualidade de gestão”, diz Maria Eugênia Buosi, da KPMG
13/06/2024 09:07 - “A gestão de resíduos sólidos ganhou credibilidade no governo”, diz secretário de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental
13/06/2024 09:04 -
12/06/2024 10:50 - “É preciso entender os vários ´consumidores` dentro de um mesmo shopper”, afirma NielsenIQ
12/06/2024 10:49 - Reforma Tributária é tema do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG 2024
11/06/2024 09:00 - Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG 2024 reuniu 16 entidades representativas
10/06/2024 10:04 - Combate à fome é tema do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG 2024
07/06/2024 08:40 - 4º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG 2024 discute ações da agenda ESG
05/06/2024 16:49 - Reforma Tributária é um dos temas do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG 2024
05/06/2024 16:49 - Presidente da ABRAS apresenta proposta de Cesta Básica na FPE
05/06/2024 16:44 - #AjudaSul: Carrefour Brasil estende prazo do congelamento de preços no RS
31/05/2024 10:16 - Abrasmercado: preços da cesta variam 0,25%
29/05/2024 14:18 - Brasília reúne representantes da cadeia nacional de abastecimento
29/05/2024 11:51 - Consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,07% no quadrimestre, aponta ABRAS

Veja mais >>>