Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

22/02/2024 09:10 - Pós-NRF´24 ABRAS: Eduardo Terra apresenta insights importantes

“80% dos expositores falaram sobre inteligência artificial, e este é o segundo ano desta tecnologia”, disse Eduardo, frisando a sua importância

 

Na última terça-feira, 20, no Teatro B32, em São Paulo, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou o Pós-NRF’24. Evento único e exclusivo para aqueles que não puderam comparecer ao NRF’s Big Show realizado em janeiro em Nova York, ficarem por dentro de tudo o que foi apresentado na Big Apple.

 

O presidente da SBVC e sócio-diretor da BTR Consultoria, Eduardo Terra iniciou a sua palestra mencionando que o grande assunto da última NRF foi a Inteligência Artificial, tema esse que norteou fortemente o evento estadunidense e frisou a sua importância e o quão recente ainda ela é.

 

“80% dos expositores falaram sobre inteligência artificial, e este é o segundo ano desta tecnologia. Lembrando que, no ano passado, estávamos há um mês de ChatGPT lançado, mas parece que tem uma década”, salientou Terra.

 

Além dessa tecnologia, comentou-se muito no evento sobre inflação, retail media, robôs, ESG e liderança. E mais, o Eduardo Terra fez questão de pontuar o aprendizado que ele absorveu destes tempos em que visitou o evento estadunidense: “Nem tudo que passa pela NRF chega no varejo brasileiro, mas tudo que chegou no varejo brasileiro passou pela NRF”, comentou Terra.

 

Resiliência do Varejo

“Este tema está relacionado com o que aconteceu na pandemia, no pós-pandemia e agora, com vários desafios de mudança”, explicou Eduardo Terra. A única certeza de que o varejo tem e uma lição a se tirar destes últimos cinco anos é que o setor passou por fortes emoções e se transformou rapidamente, seja pela pandemia, pela forte e rápida digitalização, instabilidades políticas locais e globais. E a pergunta feita é: o varejo se mostrou resiliente?

 

Explosão da IA

A explosão de dados que vivemos hoje fez com que a IA ganhasse tanta prioridade. “Dados é a matéria-prima, para que a partir de outras questões, a gente produza inteligência para um determinado fim”, diz Terra.

 

E onde a IA pode ser aplicada? Praticamente em toda a agenda do varejo, seja em precificação; crédito e cobrança; expansão; compras e estoque; atendimento ao cliente; sortimento; alocação de equipes; promoções e CRM e mídia.

 

Varejo Hiper automatizado

Por que esta nomenclatura? Com a configuração atual, que nos leva a pensar que o varejo não será um setor com mão de obra extensiva. E surge a pergunta: e os empregos? Entende-se que os empregos estão mudando, mas não irão desaparecer. É uma questão de se adaptar a novos tempos e estruturas. Na realidade, a falta de mão de obra é a resposta para esta questão, e a substituição destas pessoas por robôs é a solução. Porque, como visto nos Estados Unidos, há falta de mão de obra porque muitas pessoas não querem mais executar algumas funções repetitivas, por isso a substituição por robôs.

 

Redação SuperHiper 
Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro

Veja mais >>>