Notícias ABRAS
16/01/2024 14:46 - NRF 2024: as lojas físicas perderam a identidade
Para especialista, pontos de venda precisam reforçar as características que os tornam únicos, em vez de tentarem ser “e-commerces físicos”
Por Renato Müller
O papel da loja física em um mundo cada vez mais digitalizado foi um dos temas marcantes do segundo dia da NRF Big Show, o maior evento de varejo do mundo. Se do lado de fora do pavilhão de convenções a temperatura ficava próxima de zero grau, as palestras mostraram um varejo amadurecido e que busca soluções para atender melhor os consumidores.
Essa é uma discussão que, na opinião de Lee Peterson, VP Executivo da WD Partners, vem sendo encarada da maneira errada pelo varejo. Segundo ele, nos últimos anos o crescimento do e-commerce levou as empresas a tirar colaboradores das lojas, automatizar as funções que ficam frente a frente com o cliente e gerar eficiência a todo custo. “Isso fez com que as lojas físicas deixassem de ser lugares interessantes e reforçou os motivos para os clientes comprarem online”, critica Peterson.
A partir de duas pesquisas apresentadas por ele, o consultor indica que o caminho deveria ser exatamente o oposto. “Existe apenas um lugar onde os clientes podem ter uma boa experiência física com produtos, serviços e marcas: a loja física”, explica. “O problema é que os consumidores hoje acabam indo ao ponto de venda para cumprir funções táticas, não emocionais – porque o varejo está construído dessa forma”, acrescenta.
Quando estão nas lojas, porém, os clientes gostam dos aspectos emocionais, como descoberta de produtos, inspiração, contato com pessoas interessantes e uma “vibe” positiva. “Ficou claro que os elementos emocionais continuam sendo muito importantes para as lojas físicas, mas para que eles sejam prioritários é preciso reforçar esses aspectos durante a jornada de consumo – mesmo sabendo que a loja não é mais o único lugar onde é possível comprar”, complementa.
Para os supermercados, a análise de Peterson indica que a compra pode ser iniciada pela necessidade de encher a geladeira, mas o consumidor só continua indo à sua loja pela ambientação, encantamento e criação de um ambiente emocionante. Por isso, não tente transformar a loja em um “e-commerce físico”: em vez disso, reforce o que o ponto de venda tem de exclusivo, de único.
Foto: NRF – Jason Dixson Photograph
Veja mais >>>
19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano