Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/01/2024 14:46 - NRF 2024: as lojas físicas perderam a identidade

Para especialista, pontos de venda precisam reforçar as características que os tornam únicos, em vez de tentarem ser “e-commerces físicos”

 

Por Renato Müller

 

O papel da loja física em um mundo cada vez mais digitalizado foi um dos temas marcantes do segundo dia da NRF Big Show, o maior evento de varejo do mundo. Se do lado de fora do pavilhão de convenções a temperatura ficava próxima de zero grau, as palestras mostraram um varejo amadurecido e que busca soluções para atender melhor os consumidores.

 

Essa é uma discussão que, na opinião de Lee Peterson, VP Executivo da WD Partners, vem sendo encarada da maneira errada pelo varejo. Segundo ele, nos últimos anos o crescimento do e-commerce levou as empresas a tirar colaboradores das lojas, automatizar as funções que ficam frente a frente com o cliente e gerar eficiência a todo custo. “Isso fez com que as lojas físicas deixassem de ser lugares interessantes e reforçou os motivos para os clientes comprarem online”, critica Peterson.

 

A partir de duas pesquisas apresentadas por ele, o consultor indica que o caminho deveria ser exatamente o oposto. “Existe apenas um lugar onde os clientes podem ter uma boa experiência física com produtos, serviços e marcas: a loja física”, explica. “O problema é que os consumidores hoje acabam indo ao ponto de venda para cumprir funções táticas, não emocionais – porque o varejo está construído dessa forma”, acrescenta.

 

Quando estão nas lojas, porém, os clientes gostam dos aspectos emocionais, como descoberta de produtos, inspiração, contato com pessoas interessantes e uma “vibe” positiva. “Ficou claro que os elementos emocionais continuam sendo muito importantes para as lojas físicas, mas para que eles sejam prioritários é preciso reforçar esses aspectos durante a jornada de consumo – mesmo sabendo que a loja não é mais o único lugar onde é possível comprar”, complementa.

 

Para os supermercados, a análise de Peterson indica que a compra pode ser iniciada pela necessidade de encher a geladeira, mas o consumidor só continua indo à sua loja pela ambientação, encantamento e criação de um ambiente emocionante. Por isso, não tente transformar a loja em um “e-commerce físico”: em vez disso, reforce o que o ponto de venda tem de exclusivo, de único.

 

Foto: NRF – Jason Dixson Photograph

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos

Veja mais >>>