Notícias ABRAS
16/01/2024 14:43 - NRF 2024: nos supermercados, IA vai muito além da “modinha”
Aplicações de Inteligência Artificial estão presentes no varejo americano, mas somente depois que uma infraestrutura é montada nas empresas
Por Renato Muller
Nos últimos meses, o hype sobre Inteligência Artificial tem sido tão intenso que, muitas vezes, tem-se a impressão que quem não embarcou na onda está fadado ao desaparecimento. Ao menos no varejo americano, porém, a história é bem diferente.
O primeiro dia da NRF Big Show 2024, o maior evento de varejo do mundo, que começou neste domingo em Nova York, mostrou que as empresas têm uma visão bem mais madura sobre o uso da tecnologia: a IA pode ser incrível para os negócios, mas depende de uma infraestrutura e de maturidade digital para acontecer.
“O varejo é um setor complexo, com múltiplos pontos de contato com os consumidores”, comenta Smita Katakwar, vice-presidente de tecnologia da rede de supermercados Wegman’s. Para ela, o varejo precisa se preocupar, acima de tudo, em atender bem seus clientes, mantendo o frescor e a qualidade dos produtos. “Isso exige muita preparação, com base no que os consumidores esperam receber em cada loja física ou ponto digital de contato com o cliente. Precisamos ser eficientes, focando no que é importante para a missão e o propósito do negócio˜, afirma ela.
É a partir do foco no cliente que a rede varejista, com 160 anos de história, pretende avançar mais um século. “A tecnologia pode mudar, mas o que tem que estar inalterado é nosso foco nos clientes˜, afirma.
Para Michelle Evans, líder global de varejo e consumo digital da Euromonitor, a IA está no centro de uma das 5 tendências que vão redefinir o e-commerce em 2024. “O e-commerce será cada vez mais intuitivo, com experiências de compra personalizadas para cada cliente. Isso envolve estratégias de coleta e análise de dados, que fazem os negócios serem cada vez mais intuitivos”, comenta.
Esse cenário só acontecerá, porém, para quem estiver preparado. E isso passa por toda uma infraestrutura, composta por uma infraestrutura de rede robusta, recursos de coleta e análise de dados e aculturamento dos profissionais. ˜É preciso alavancar o uso dos dados e do poder das redes em tempo real para acelerar a tomada de decisões. Mas recursos como o monitoramento e decisões em tempo real, com visibilidade da operação independente do canal de vendas, só acontecem com quem tem cultura digital e infraestrutura de redes e aplicações˜, afirma Rodney McCarter, vice-presidente de infraestrutura e operações da rede de supermercados Meijer. ˜Essa é uma jornada que leva tempo para acontecer˜, completa o executivo.
Vamos pra cima!
Foto: NRF – Jason Dixson Photograph
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo

