Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/01/2024 14:43 - NRF 2024: nos supermercados, IA vai muito além da “modinha”

Aplicações de Inteligência Artificial estão presentes no varejo americano, mas somente depois que uma infraestrutura é montada nas empresas

 

Por Renato Muller 

 

Nos últimos meses, o hype sobre Inteligência Artificial tem sido tão intenso que, muitas vezes, tem-se a impressão que quem não embarcou na onda está fadado ao desaparecimento. Ao menos no varejo americano, porém, a história é bem diferente.

 

O primeiro dia da NRF Big Show 2024, o maior evento de varejo do mundo, que começou neste domingo em Nova York, mostrou que as empresas têm uma visão bem mais madura sobre o uso da tecnologia: a IA pode ser incrível para os negócios, mas depende de uma infraestrutura e de maturidade digital para acontecer.

 

“O varejo é um setor complexo, com múltiplos pontos de contato com os consumidores”, comenta Smita Katakwar, vice-presidente de tecnologia da rede de supermercados Wegman’s. Para ela, o varejo precisa se preocupar, acima de tudo, em atender bem seus clientes, mantendo o frescor e a qualidade dos produtos. “Isso exige muita preparação, com base no que os consumidores esperam receber em cada loja física ou ponto digital de contato com o cliente. Precisamos ser eficientes, focando no que é importante para a missão e o propósito do negócio˜, afirma ela.

 

É a partir do foco no cliente que a rede varejista, com 160 anos de história, pretende avançar mais um século. “A tecnologia pode mudar, mas o que tem que estar inalterado é nosso foco nos clientes˜, afirma.

 

Para Michelle Evans, líder global de varejo e consumo digital da Euromonitor, a IA está no centro de uma das 5 tendências que vão redefinir o e-commerce em 2024. “O e-commerce será cada vez mais intuitivo, com experiências de compra personalizadas para cada cliente. Isso envolve estratégias de coleta e análise de dados, que fazem os negócios serem cada vez mais intuitivos”, comenta.

 

Esse cenário só acontecerá, porém, para quem estiver preparado. E isso passa por toda uma infraestrutura, composta por uma infraestrutura de rede robusta, recursos de coleta e análise de dados e aculturamento dos profissionais. ˜É preciso alavancar o uso dos dados e do poder das redes em tempo real para acelerar a tomada de decisões. Mas recursos como o monitoramento e decisões em tempo real, com visibilidade da operação independente do canal de vendas, só acontecem com quem tem cultura digital e infraestrutura de redes e aplicações˜, afirma Rodney McCarter, vice-presidente de infraestrutura e operações da rede de supermercados Meijer. ˜Essa é uma jornada que leva tempo para acontecer˜, completa o executivo.

 

Vamos pra cima!

 

Foto: NRF – Jason Dixson Photograph

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>