Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

11/01/2024 17:23 - 7 tendências que a NRF´24 Big Show poderá trazer neste ano

Com forte apelo tecnológico, especialista aponta os principais pontos que o evento mostrará nesta edição

 

Com o título Make it Better, Make it Now, a National Retail Federation – NRF 2024 é o principal evento do setor varejista mundial e este ano acontece de 14 a 16 de janeiro em Nova York. É um marco inicial para os varejistas que buscam crescimento e relevância contínua. Além de completa atualização dos acontecimentos mundiais que acabam impactando diretamente nos negócios, como por exemplo, a pandemia da Covid-19, que obrigou as redes de supermercados a se adaptarem as diversas mudanças, inclusive, entender do comportamento do consumidor.

 

“Sobre as principais tendências no varejo alimentar na NRF inclui estratégias Omnichannel, ou seja, atender o cliente onde ele quer ser atendido, sem barreiras, sem rupturas, sem costuras, colocando o cliente no centro e desenhando todo o processo de atendimento a partir da melhor jornada para ele e não para a empresa. A integração de Machine Learning, Inteligência Artificial (IA) no processo e o que impulsiona naturalmente a inovação das empresas, ênfase na responsabilidade social e sustentabilidade, avanço da automação e da robotização para trazer uma experiência melhor para o cliente e também o movimento que a gente vê nesse segmento é o uso da realidade aumentada para melhorar a experiência de compra”, explica o professor de marketing de vendas da  Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Dino Gueno, que também participará do evento”.

 

Tecnologia

A NRF2024 é muito votada à área da tecnologia.  Um que deve aparecer com mais força nesta edição é o uso de Inteligência Artificial (IA) para personalizar o atendimento ao cliente, otimizar as operações com a IA e uma visão computacional mesmo, com operações mais autônomas e também venda de alimentos frescos do supermercado com inovação no Drive-Thru, que não é exatamente uma inovação, mas é uma resposta à demanda de pressa dos clientes neste segmento. Outro ponto que ganhou força nos últimos, e a NRF trouxe muito forte, foi a questão desta demanda dos consumidores por uma alimentação mais saudável, orgânica, sustentável. Vimos as cadeias de varejo americanas revisando há muito tempo toda a sua cadeia de fornecedores, pressionada pelos consumidores por práticas mais saudáveis e mais sustentáveis.

 

Food service

O professor Dino Gueno também reforça que o evento tem um foco bem especial no food service, inclusive oferece a food service innovation zone lá. “Essas inovações devem incluir equipamentos de cozinha avançados. Como por exemplo, forno sem ventilação, robôs automatizados para aumentar a eficiência de cozinha. Isso sem contar na integração da internet das coisas, que vai permitir o monitoramento e gerenciamento em tempo real de equipamentos, segurança alimentar e estoque, que é um desafio sempre do ramo de food servisse”.

 

O especialista lista sete tópicos que a NRF deve abordar este ano. Confira:

 

  1. Inteligência Artificial e Previsão de varejo: Cada vez mais sofisticada a IA terá um foco especial na previsão de varejo, sobretudo na capacidade de usar dados do consumidor para prever demandas futuras e movimentos de mercado, mudando a abordagem dos varejistas de reativa para proativa.
  2. Experiência na loja física: As lojas físicas devem ser reinventadas para oferecer experiências imersivas aos clientes além das compras tradicionais. Isso inclui o uso de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista para enriquecer a experiência de compra.
  3. Prevenção de roubos no varejo: Roubos e furtos interferem diretamente nos resultados da empresa e a NRF deve abordar as novas inovações em segurança, como o uso de reconhecimento facial e outras ferramentas de IA para combater eficazmente o roubo e facilitar novas tecnologias de checkout.
  4. Finanças incorporadas (Embedded Finance): Há uma tendência crescente de varejistas oferecerem soluções de serviços financeiros, como pagamentos com um clique, cartões de crédito da loja e programas de pagamento ou seguros nativos.
  5. Fidelidade do cliente: O cliente deseja cada vez mais uma experiência personalizada. Acredito que a ênfase em programas de fidelidade está se intensificando, com consumidores exigindo incentivos reais, personalização e uma conexão forte com a identidade da marca do varejista.
  6. Tendências de varejo digital: Serão discutidas as últimas tendências de comportamento digital dos consumidores que vão transformar os hábitos de compra em 2024, permitindo que os varejistas atendam a essas novas demandas e capturem mais do mercado de comércio eletrônico.
  7. Prova Social e Tendências de produto: A prova social, que utiliza a influência de terceiros para influenciar clientes em potencial, será amplamente discutida pois é um mecanismo que pode ser usado para aumentar as conversões, mostrando a popularidade do produto em tempo real nas páginas de detalhes do produto ou listas de categorias.

Varejo alimentar

Dos  tópicos apontados acima o professor cita algumas apostas para o varejo alimentar trabalhar neste ano: inteligência artificial e previsão de comportamento. “Porque a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para análise de dados dos consumidores, porque ela permite uma visão mais precisa sobre as demandas do futuro, sobre as tendências do mercado. E a capacidade de antecipação pode ser fundamental para o varejo alimentar, otimizando estoque, campanha de marketing, estratégia de venda”.

 

Outra aposta de Dino Gueno é a experiência na loja física. “Com o e-commerce em alta, as lojas físicas precisam se reinventar. Para o varejo alimentar, criar experiências imersivas, mais agradáveis, mais fluidas, sem ruídos, sem desconfortos para o cliente. Inclusive, usando realidade virtual aumentada, outras experiências podem enriquecer essa jornada de compras, tornando a loja mais atraente, mais memorável”.

 

E por fim, programa de fidelidade.” Eu penso que essa busca de retenção do cliente, porque é muito caro trazer um cliente, e não é uma novidade um programa de fidelidade, mas a maneira como a tecnologia e a criatividade também está sendo empregada, para os programas de fidelidade, sem dúvida para esse segmento food service, pode oferecer experiências personalizadas conectadas à identidade da marca, que são essenciais para funcionar. Então, basicamente significa entender as preferências e hábitos de compra dos clientes para oferecer incentivos e promoções mais direcionados e mais eficientes”, finaliza.

 

Sobre a  NRF

A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro. O evento é marcado por um congresso disputado que reúne presidentes das maiores marcas do varejo global, assim como especialistas que estudam o tema em profundidade. A área expositiva apresenta, ainda, as principais tendências em tecnologia e serviços para o setor. Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo
19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano

Veja mais >>>