Notícias ABRAS
21/09/2023 09:46 - ABRAS’23 lança Guia ESG e pesquisa inédita do setor supermercadista
Segundo e último dia do evento também é marcado por debates com executivos nacionais e internacionais sobre geração de valor para consumidores e relação do varejo com indústria
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) lançou nesta terça-feira, 19, em parceria com a KPMG o primeiro Guia ESG para o setor e também uma nova pesquisa para mapear mais indicadores ESG do setor para o setor durante o segundo dia do ABRAS’23 food retail future, realizado em Campinas e com a participação de empresários supermercadistas de todo o país. A iniciativa fez parte do último dia do evento, que foi focado pelos debates e exposições sobre o cenário do varejo alimentar brasileiro, tendências de mercado para o setor e como pode ser aprimorada a relação do varejo com a indústria.
O guia foi anunciado pelo 1º vice-presidente da ABRAS e responsável por coordenar o trabalho de criação do guia por meio do Comitê ABRAS KPMG, Paulo Pompílio. “Seguir todos os indicadores ESG pode parecer extremamente desafiador, mas o importante é começar. Inicie com um indicador, dois e assim ganhe escala”, afirmou. Também presente no painel, o vice-presidente executivo da ABRAS, Rodrigo Segurado, destacou que o guia é inédito e servirá de referência para o setor em todo o mundo.
Desenvolvido em parceria com a KPMG, o Guia é fruto de uma extensa pesquisa feita sobre o nível de engajamento do setor com as ações envolvendo a temática ESG e traça dez objetivos para orientar os supermercadistas na melhoria constante de seus indicadores.
Cenário e desafios do setor. O último dia da ABRAS’23 food retail future foi marcado ainda pelos debates e exposições de alto nível de representantes das maiores consultorias do mundo e alguns dos principais CEOs do setor supermercadista brasileiro que debateram o contexto atual do varejo, os desafios para conquistar o consumidor cada vez mais exigente e disperso em diferentes canais de compras e como aprimorar a relação do varejo com a indústria.
O diretor de varejo da Nielsen no Brasil, Roberto Butragueño apresentou dados inéditos de uma recente pesquisa feita pela empresa com 3,1 mil consumidores de todo o país entre junho e julho deste ano. “Quase metade dos consumidores tem comprado em uma loja nova nos últimos 6 meses, sendo a proximidade o principal driver junto com o boca a boca”, afirmou o executivo. Segundo o estudo, a proximidade da loja é considerada importante para 40% dos entrevistados na hora de escolher seu mercado, seguida pelas menções boa a boca, citada por 25% dos entrevistados.
Outro ponto de destaque citado por Butragueño foi o fato de os varejos regionais ainda resistirem mesmo com o crescimento acelerado dos atacarejos que somente nos últimos seis anos abriram 996 lojas. “O varejo brasileiro é resiliente e o varejo regional brasileiro é muito resiliente, mesmo em um momento que o atacarejo tem uma força e um crescimento muito específico”, afirmou.
O sócio da consultoria Mc Kinsey e referência global na área de varejo, Steven Begley, por sua vez, apresentou um painel com as cinco dimensões-chave para uma empresa definir sua proposta de valor para o cliente : Valor, Sortimento, Experiência, Serviços de Valor Agregado e Conveniência. O executivo também trouxe vários cases internacionais para mostrar aos presentes algumas das tendências que vem sendo adotadas por varejistas em países desenvolvidos para se manterem relevantes para os consumidores e reforçou a importância de as empresas terem bem definida sua proposta de valor independente do canal a ser utilizado para chegar ao consumidor.
“Pelo que você quer ser conhecido? Não existe resposta certa ou errada, mas sim uma escolha sobre como você quer atuar e ao qu quer ser associado”, afirmou.
Nos debates finais, representantes da indústria e de redes varejistas debateram a importância de se manter uma boa relação entre os segmentos e como aprimorar a interface de forma a garantir a satisfação dos consumidores finais. “A indústria está buscando eficiência e inovação para oferecer produtos melhores sem repassar o custo para o consumidor. O relacionamento com o varejo é fundamental para essa transformação”, afirmou o presidente da Kraft Heinz no Brasil, Fernando Rosa.
“O relacionamento entre varejo e indústria precisa ser baseado na confiança e na transparência. O varejo precisa acompanhar a evolução do consumidor e da indústria”, destacou o vice-presidente comercial do Assaí, Wlamir Lemos.
O CEO do Grupo Pão de Açucar, Marcelo Pimentel ressaltou ainda a bem-sucedida estratégia de agir em sintonia com a indústria e o consumidor. “Parte do sucesso que temos conseguido administrar tem sido por essa relação de ganha-ganha, na qual, ao manter um estoque mais saudável, conseguimos dar previsibilidade. A indústria consegue se planejar, consegue reduzir os atritos dessa relação em termos de como o recebimento é feito”, explicou. “Ao final de tudo o cliente ganhando, todo mundo ganha”, concluiu o executivo.
No encerramento do evento foi feita ainda a entrega do Prêmio ABRAS Advantage de Colaboração, resultado da tradicional pesquisa realizada pela Advantage Group sobre colaboração com o objetivo de reconhecer as empresas do varejo e da indústria que mais cooperam. “O objetivo desta pesquisa é fornecer informações para que as empresas tenham uma agenda colaborativa como diferenciador e motor de crescimento. E trabalhar com a ABRAS e a Superhiper é auxiliar neste processo, uma possibilidade para exercitar o tema de forma a melhorar os negócios do varejo alimentar e da indústria”, afirma a diretora da Advantage Group para o Brasil e América Latina, Ana Fioratti.
Confira os premiados neste link: Prêmio Advantage reconhece os melhores em colaboração da indústria e do varejo
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano