Notícias ABRAS
28/04/2023 12:08 - “Não se fala mais em corte de gastos do governo. Esse é o primeiro passo que deve voltar à agenda”, declara João Galassi
Em entrevista à revista Isto É Dinheiro desta semana, o presidente da ABRAS comenta que reforma tributária precisa considerar as necessidades dos setores, de modo a gerar resultado justo
O presidente da ABRAS, João Galassi, concedeu uma entrevista a revista Isto É Dinheiro durante o Smart Market ABRAS, no dia 18 de abril, no encontro anual das comunidades de especialistas por áreas funcionais. A matéria foi veiculada tanto no site como na revista impressa, que saiu hoje, dia 28 de abril.
Na entrevista, foram abordados pontos importantes para o setor supermercadista e pautas que a ABRAS lidera junto às autoridades, a importância do varejo alimentar e os desafios que o setor enfrenta, como o impacto da inflação no setor e os desafios para buscar uma eficiência operacional, num mercado competitivo.
No que tange ao desperdício de alimentos, Galassi reforçou que o setor é altamente eficiente (98,2%), com apenas 1,8% de desperdícios, “e esse pequeno espaço depende de algumas mudanças regulatórias”, afirmou o presidente. Estas mudanças urgentes a que se refere é referente ao sistema de prazo de validade, que conhecemos como “Best Before” (caso queira saber mais sobre a pauta, acesse a nossa Agenda Legislativa).
Segundo Galassi, “no Brasil, desperdiçamos toneladas de alimentos simplesmente porque não temos um prazo de validade que seja compatível com as melhores práticas internacionais. No governo anterior, tivemos um pequeno avanço nas embalagens de hortifrúti picado. Já não existe mais data de validade nesses produtos. Com esse movimento, reduzimos em mais de 10% o desperdício nessa área.” Com a adoção do “melhor consumir até”, haveria uma redução do desperdício e um aumento do benefício para indústria, supermercado e consumidor. Calcula-se que este valor estaria em torno de R$ 2 bilhões.
Em relação a Reforma Tributária, João Galassi comentou sobre as discordâncias como ela está sendo desenvolvida, como o discurso sobre a redução de custos, em que comenta que não há necessidade de se falar em cortes de gastos e sim ver uma solução para superar tanto desperdício. E o segundo ponto levantando pelo presidente da ABRAS é referente a alíquota dos alimentos, ou seja, tratá-los da mesma alíquota que outros produtos. “A reforma tributária precisa falar não apenas em imposto único. Se for essa reforma proposta, de uma única alíquota, somos contra”, afirma Galassi.
Para saber mais sobre a reforma tributária e os assuntos abordados pelo presidente da ABRAS, João Galassi, leia a entrevista completa aqui neste link: https://www.istoedinheiro.com.br/nao-se-fala-mais-em-corte-de-gastos-do-governo-esse-e-o-primeiro-passo-que-deve-voltar-a-agenda/
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo