Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

09/03/2023 12:05 - Mulheres inspiradoras no comando da representatividade nacional do setor supermercadista

Governança feminina constitui 33% da nova Diretoria da Associação Brasileira de Supermercados, que representa um dos mais importantes setores da economia brasileira.

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) amplia a participação em seu time de liderança com uma composição feminina cinco vezes maior do que em gestões passadas da entidade.  Hoje sua Diretoria é composta por 5 mulheres na vice-presidência:  Amanda Vasconcelos – Hiperideal Supermercados (Bahia); Evangelita Fernandes – Grupo Vanguarda (Piauí); Fábia Simone de Medeiros Miranda – Supermercado Nordestão (Rio Grande do Norte);  Maria de Fátima de Jesus – Quartetto Supermercados (Tocantins) e Rosa Maria Lopes da Cunha – Intercontinental Comércio de Alimentos (Rio de Janeiro); exemplos de sucesso no comando de suas empresas e das associações estaduais supermercadistas que integram a ABRAS. A entidade também conta com uma vice-presidente em seu quadro de executivos em São Paulo, Thais Anselmo, responsável por todos os serviços junto aos associados nos estados brasileiros.

 

A primeira-dama da ABRAS, Virgínia Galassi, é a grande impulsionadora desse movimento de ampliação feminina nos espaços de liderança e protagonismo no setor supermercadista, com uma ampla e enfática trajetória, repleta de conquistas que vêm fazendo a diferença nos negócios e na gestão. “É com muito orgulho que apresentamos as mulheres líderes da nova Diretoria da ABRAS. São supermercadistas mulheres, empresárias, de muita força, e que estão à frente de seus negócios. São exemplos de mulheres que já deixam sua marca em seus estados e que farão o mesmo em âmbito nacional”, elogia Virgínia que, ao lado do presidente reeleito da ABRAS, seu esposo João Galassi, cuida dos negócios da família, a Rede de Supermercados Galassi, com mais de 50 anos de existência em Campinas/SP.

 

São mulheres que vêm fazendo a diferença nas tomadas de decisão do varejo supermercadista no Brasil, trazendo força e dinamismo ao setor, quebrando barreiras e  mudando os rumos da gestão. A empresária baiana Amanda Vasconcelos,  diretora Comercial e de Marketing da rede de supermercados Hiperideal e presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), por exemplo, é a primeira mulher a assumir a presidência da associação que possui quase 50 anos de atuação em Salvador e compõe agora em 2023 o novo quadro de líderes da ABRAS.

 

Essa participação feminina no front dos negócios supermercadistas tem crescido e inspirado mulheres em todo o país, nos mais diversos espaços de trabalho. E o Brasil ainda tem muito que avançar para que as mulheres ganhem cada vez mais espaço e destaque em segmentos tradicionalmente ocupado por homens.

 

No resultado de 2022 do Ranking da igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial, o Brasil, que tem uma população aproximada de 108,1 milhões de mulheres, ficou na 94ª posição dentre uma lista de 146 países; ficando bem atrás de outros países da América do Sul, como a Argentina (33ª), Peru (37º), Bolívia (51º), Uruguai (72º), Colômbia (75º) e Paraguai (80º).  Os dados refletem o que o mercado já sente há anos: é preciso melhorar substancialmente a equidade nas oportunidades entre homens e mulheres no país.

 

Em sua Agenda Legislativa 2023-2026, a ABRAS apresenta pautas prioritárias para o setor supermercadista como a que envolve o universo feminino no mercado de trabalho e que trata do pleito da revogação do artigo 386 da CLT, que prevê repouso dominical obrigatório das mulheres. A ABRAS defende a garantia de acesso a emprego e renda com isonomia entre homens e mulheres e sinaliza que a obrigatoriedade de descanso semanal dominical quinzenal para mulheres poderá afastar delas oportunidades de trabalho. Nesse aspecto, o setor acredita que medidas excessivamente protecionistas podem levar a efeitos reversos ao desejado, ou seja, dificultar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.

 

E é nesse sentido do reconhecimento da essencialidade da atuação feminina no setor supermercadista, que é responsável por empregar mais de 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos, com mais de 92 mil lojas no Brasil, pelas quais passam, diariamente, 28 milhões de consumidores, que a ABRAS vem balizando sua atuação, ampliando a participação das mulheres e trazendo suas demandas para o centro dos debates com a sociedade e com o poder público.

 

Assessoria de Comunicação da ABRAS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>