Notícias ABRAS
09/01/2023 11:57 - ABRAS e KPMG publicam guia prático ESG para o setor supermercadista brasileiro
O Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro traz orientações para a implantação estruturada e profissional das práticas
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a KPMG anunciam o lançamento do “Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro”, que traz orientações e recomendações básicas para a implementação estruturada e profissional dessas práticas. A publicação aborda a gestão dos aspectos ambientais, sociais e de governança, tais como ética e transparência, apresentando boas práticas para o setor supermercadista aplicar em seus negócios.
Dividido em sete tópicos, o manual apresenta uma série de elementos objetivos sobre como pensar a gestão ESG para os negócios. O material também destaca a importância de uma visão ampla dessas empresas para enfrentar fatores sociais e ambientais em que a sociedade está envolvida e afetam os negócios. No caso do setor supermercadista, aponta o guia, o desenvolvimento da sociedade e a distribuição das riquezas impactam diretamente no sucesso das companhias, assim como seca extrema ou tempestades que interrompem a logística de produção e distribuição de produtos, por exemplo.
“Esta ação marca o início de uma jornada para todos do setor supermercadista, com a divulgação das melhores práticas e a criação de um cenário ainda mais inovador. Além disso, propõe reflexões que poderão contribuir para a redução das desigualdades”, o vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan.
“O corpo executivo precisa entender como as atividades da empresa estão conectadas com os aspectos ESG e definir como pretendem fazer a gestão deles. Aqueles que souberem liderar considerando este contexto conseguirão melhorar a competitividade e a resiliência, atraindo mais investimentos e expandindo as oportunidades”, destaca a sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil, Nelmara Arbex.
A publicação oferece, ainda, um questionário que pode ajudar a identificar pontos de melhoria das organizações do setor supermercadista. Ao final, o texto propõe compreender como as decisões de uma companhia, de qualquer tamanho ou região, influenciam a sociedade e os ecossistemas dos quais dependemos.
“Vantagem competitiva, atração de novos clientes, fidelização e tantos outros temas importantes para o setor supermercadista estão cada vez mais conectados com a adesão imediata das práticas ESG. E, cada vez mais, parceiros e consumidores estão atentos à maneira como as demandas da sociedade são endereçadas e atendidas”, analisa o sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/2423/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País
22/09/2025 15:23 - Inteligência Artificial muda o jogo do varejo

