Notícias ABRAS
08/12/2022 15:09 - Consumo nos Lares cresce 3,02% até outubro e atinge maior patamar no ano, aponta ABRAS
Antecipação do pagamento dos benefícios sociais e expansão do número de beneficiários contribuíram para o crescimento expressivo na comparação com setembro
O Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS registra alta de 3,02% até outubro. É a maior alta do consumo no ano e o indicador aproxima-se do crescimento acumulado durante todo o ano passado (3,04%).
O pagamento antecipado de benefícios sociais para as segunda e terceira semanas do de outubro (11 a 25/10) contribuiu para o aumento do consumo nos lares. A antecipação beneficiou 21,13 milhões de famílias com o repasse de R$ 12,8 bilhões. Com a injeção dos recursos, a alta do consumo nos lares foi de 6,27% em outubro ante setembro.
Na comparação interanual, o crescimento foi de 8,10%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“É notável o quanto o aumento no valor do Auxílio Brasil e a inclusão constante de beneficiários em condições de vulnerabilidade social expandiram o consumo de alimentos neste segundo semestre e, de forma mais expressiva, em outubro. Esses recursos elevaram o consumo próximo ao patamar acumulado ao longo de 2021 e, se mantidos, eles devem ajudar as famílias de menor poder aquisitivo a abastecer seus lares”, analisa o vice-presidente Institucional da ABRAS, Marcio Milan.
Outros fatores macroeconômicos como crescimento do emprego com carteira registrada, a desaceleração da inflação nos últimos meses e o pagamento de benefícios para outras categorias profissionais também contribuíram para o crescimento do consumo nos lares no período.
O resultado registrado até outubro (3,02%) confirma as estimativas de crescimento do consumo nos lares - entre 3% e 3,30% - para este ano.
A projeção foi revista pela entidade em agosto após a aprovação da Emenda Constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional, que liberou recursos na ordem de R$ 41,2 bilhões para programas sociais: Auxílios Brasil, vale gás, caminhoneiro e taxista. Estudos da ABRAS, na época, mostraram que cerca de 50% a 60% do montante seriam destinados ao abastecimento dos lares.
Cesta de alimentos registra queda de 0,98% em novembro
O AbrasMercado – indicador que mede a variação de preços nos supermercados – registrou em novembro recuo de 0,98% no preço da cesta composta exclusivamente por alimentos, dentre eles: leite longa vida (-6,28%), feijão (-3.39%), óleo de soja (-0,94%), café moído (-0,44%), carne bovina - traseiro (-0,41%), açúcar (-0.35%), queijo (-0,17%).
A queda ocorreu em todas as cinco regiões do país. Na média nacional, o preço da cesta passou R$ 319,57 em outubro para R$ 316,45 em novembro.
Já a cesta composta por 35 produtos de largo consumo, dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza apresentou alta de 0,42%, puxada por tomate (+17,79%), cebola (+13,79%), batata (+8,99%) e farinha de mandioca (+5,69%).
Na categoria de higiene e beleza, os produtos com maior variação nos preços foram: sabonete (+0,92%), xampu (+1,05%), creme dental (+0,56%) e papel higiênico (+0,68%).
Na cesta de limpeza as altas foram puxadas por sabão em pó (+2,32%), detergente líquido para louças (+0,42%) e desinfetante (+0,41%).
Com a variação registrada em novembro, o preço médio da cesta nacional passou de R$ 743,75 em outubro para R$ 746,85 em novembro. No acumulado em 12 meses, a alta é de 6,47%.
Na análise regional, a menor variação foi registrada na região Sul (-0,46%), seguida por Centro-Oeste (0,08%), Nordeste (0,26%), Sudeste (0,61%) e Norte (0,76%).
Acesse aqui a apresentação na íntegra
Comunicação Portal ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade