Notícias ABRAS
23/09/2022 09:20 - Cliente quer mais personalização e toque humano
Atributos de conveniência e praticidade podem reforçar os lucros no e-commerce, negócio que disparou nos últimos 2 anos
Na pandemia, o e-commerce disparou em todo o mundo e aqui no Brasil não foi diferente, principalmente no segmento dos supermercados. O especialista Aaron Cheris, partner of Bain and Company São Francisco afirmou em sua palestra na Convenção ABRAS 2022 que os supermercadistas precisam otimizar custos e aumentar a receita no formato online, investir em mídia e propaganda.
“O consumidor de hoje espera um nível muito maior de conveniência, personalização e propósito, o que acaba por tornar mais cara a operação do negócio do e-commerce”, comentou Cheris.
O cliente quer … do jeito dele
Individualista, pensa: para mim – o que eu quiser – onde eu quiser – quando eu quiser – como eu quiser. “Toda essa pressão reduziu as margens dos supermercados. O consumidor quer acesso conveniente, rastreabilidade, toque humano e gamificação. Tudo isso torna mais cara a operação dos negócios”, alertou o palestrante internacional.
Frente a esse contexto, os negócios se tornam mais difíceis e os players estão se refazendo. Os dois anos de isolamento foram importantes para o segmento. Segundo o especialista, a velocidade de evolução do e-commerce nosso Estados Unidos teve um gap de 5 anos.
Em muitos mercados vemos oportunidades reais para cobrar mais por serviços online
Cheris afirmou: “na maioria dos países, os clientes estão dispostos a pagar mais, principalmente no last mille.” Os supermercadistas precisam ficar atentos para readequar as taxas de entrega, terceirizar ao invés de construir bases de tecnologia. Há inclusive marcas que fazem parceria com Centros de Distribuição.
Empresários devem melhorar a economia do carrinho de compras, agilizar e automatizar as operações e reforçar o modelo de receita. Para Aaron Cheris, a Sustentabilidade vai definir o jogo e causar o desempate. Empresa nenhuma vai ganhar o jogo não sendo sustentável.
Há diversas formas de se obter monetização de ativos digitais. Explore, não se acomode. As tendências e expectativas dos consumidores continuarão a evoluir e exercer maior pressão nas mercearias: foco nas compras ultra convenientes e exigência de experiências Omnichannel.
Os varejistas alimentícios precisam pensar em rupturas tecnológicas e seu impacto nos custos. Se um sistema de delivery ganhar força, uma comunicação entre utensílios domésticos facilitar a vida das pessoas, então eu precisarei estar conectado.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s