Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/09/2022 09:20 - Cliente quer mais personalização e toque humano

Atributos de conveniência e praticidade podem reforçar os lucros no e-commerce, negócio que disparou nos últimos 2 anos

 

Na pandemia, o e-commerce disparou em todo o mundo e aqui no Brasil não foi diferente, principalmente no segmento dos supermercados. O especialista Aaron Cheris, partner of Bain and Company São Francisco afirmou em sua palestra na Convenção ABRAS 2022 que os supermercadistas precisam otimizar custos e aumentar a receita no formato online, investir em mídia e propaganda.

 

“O consumidor de hoje espera um nível muito maior de conveniência, personalização e propósito, o que acaba por tornar mais cara a operação do negócio do e-commerce”, comentou Cheris.

 

O cliente quer … do jeito dele

 

Individualista, pensa: para mim – o que eu quiser – onde eu quiser – quando eu quiser – como eu quiser. “Toda essa pressão reduziu as margens dos supermercados. O consumidor quer acesso conveniente, rastreabilidade, toque humano e gamificação. Tudo isso torna mais cara a operação dos negócios”, alertou o palestrante internacional.

 

Frente a esse contexto, os negócios se tornam mais difíceis e os players estão se refazendo. Os dois anos de isolamento foram importantes para o segmento. Segundo o especialista, a velocidade de evolução do e-commerce nosso Estados Unidos teve um gap de 5 anos.

 

Em muitos mercados vemos oportunidades reais para cobrar mais por serviços online

 

Cheris afirmou: “na maioria dos países, os clientes estão dispostos a pagar mais, principalmente no last mille.” Os supermercadistas precisam ficar atentos para readequar as taxas de entrega, terceirizar ao invés de construir bases de tecnologia. Há inclusive marcas que fazem parceria com Centros de Distribuição.  

 

Empresários devem melhorar a economia do carrinho de compras, agilizar e automatizar as operações e reforçar o modelo de receita. Para Aaron Cheris, a Sustentabilidade vai definir o jogo e causar o desempate. Empresa nenhuma vai ganhar o jogo não sendo sustentável.

 

Há diversas formas de se obter monetização de ativos digitais. Explore, não se acomode. As tendências e expectativas dos consumidores continuarão a evoluir e exercer maior pressão nas mercearias: foco nas compras ultra convenientes e exigência de experiências Omnichannel.

 

Os varejistas alimentícios precisam pensar em rupturas tecnológicas e seu impacto nos custos. Se um sistema de delivery ganhar força, uma comunicação entre utensílios domésticos facilitar a vida das pessoas, então eu precisarei estar conectado.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar

Veja mais >>>