Notícias ABRAS
12/05/2022 17:02 - Líderes no foco do debate durante primeiro painel do Smart Market
Meritocracia, valores em um negócio e educação foram tópicos discutidos durante o painel Cultura e Liderança no primeiro dia de Smart Market
*Fernanda D’Angelo Lopes
O painel Cultura e Liderança foi o primeiro tema debatido no Smart Market, evento realizado pela ABRAS que tem como propósito elevar a performance do setor supermercadista.
O presidente da ABRAS, João Galassi, ancorou o debate, formado por Luiz Coelho Coutinho, presidente do Grupo Coutinho, Ederson Muffato, diretor do Grupo Muffato, Pedro Lourenço de Oliveira, presidente dos Supermercados BH Comércio, Chalim Savegnago, presidente dos Supermercados Savegnago, e Manoel Martins, diretor-executivo da BRF.
Durante a uma hora de discussão foi falado sobre os desafios do setor supermercadista para formação da cultura e quais são os principais obstáculos para formação da liderança, além de tocar na questão da meritocracia e dos valores em um negócio. “Um dos nossos principais valores é humildade e respeito, não dá para ganhar dinheiro desrespeitando isso, não dá para ganhar dinheiro passando por cima dos valores e da cultura, que é algo para nós essencial.”, destacou Luiz Coelho Coutinho, presidente do Grupo Coutinho. Para ele, quando se trata de resultados, 70% dizem respeito ao comportamento dos colaboradores.
O empreendedor falou também da importância da educação ao longo do desenvolvimento da carreira dos colaboradores. “Boa parte dos 15% da nossa liderança média é o primeiro emprego, e ali a gente trabalha muito forte o valor da educação. O desafio é não só reter os colaboradores, mas também educá-los no sentido de entender o propósito e valores como ombridade e respeito.”, reforçou Luiz Coelho Coutinho.
Com 25 mil funcionários em toda sua rede, Pedro Lourenço de Oliveira, presidente dos supermercados BH Comércio, disse que desde o dia em que abriu a primeira loja, há 26 anos, não tiveram uma crise na companhia. Essa performance elevada tem relação com a forma como os funcionários são tratados. “O tratamento entre todos os funcionários é igual, desde o que está no primeiro emprego até o colaborador que está há anos na minha empresa, sempre com integridade e respeito.”, revelou. Para o executivo, determinadas atitudes vão além dos resultados. “A loja pode estar com um excelente resultado e se os funcionários são maltratados o gerente perde o emprego dele. As pessoas têm que ser respeitadas e bem tratadas de forma igual, independentemente do nível hierárquico em uma organização.”, reforçou.
Em uma empresa, o caminho natural é o do desenvolvimento, uma vez que a cultura e os valores da organização estão alinhados com os dos funcionários. Partindo desse pressuposto, Manoel Martins, diretor-executivo da BRF no Brasil, reforça a importância da meritocracia. “Nós temos um controle muito grande de contratação. Então, por exemplo, vou contratar uma equipe de vendedor, quanto tempo esse vendedor fica na companhia, em quanto tempo ele é promovido e em quanto tempo ele sai ou ele pede para sair. Isso mostra um pouco do cuidado que temos com pessoas e revela também um conceito muito forte de meritocracia. Dentro da companhia hoje temos uma preocupação muito grande de quantas pessoas, de fato, estamos promovendo e quantas pessoas não evoluem.”, observou.
O crescimento de um negócio supermercadista envolve também a “boa relação com fornecedores e quem fabrica”, destacou Ederson Muffato, diretor do Grupo Muffato. “Se essas duas coisas não pararem de pé o negócio do varejo de comprar e criar uma experiência para o consumidor acaba ficando pelo caminho.”, refletiu Muffato.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo