Notícias ABRAS
20/10/2021 10:21 - ABRAS discute o futuro do supermercado no ponto de venda
As redes supermercadistas paulistas Enxuto e Pague Menos e a Nextop debateram sobre o impacto das inovações tecnológicas para o setor durante a Live Supermeeting
Uma questão que todos os varejistas discutem, incansavelmente, é sobre o futuro do supermercado no ponto de venda. Para refletir com profundidade sobre o tema, no final da tarde desta terça-feira (19) convidados da ABRAS participaram da 10ª Live Supermeeting, transmitida ao vivo pelo canal da entidade no Youtube. O evento contou com as participações de Letícia Guilhermino, diretora de marketing do Grupo Enxuto (SP), Natália Simões, coordenadora de Inteligência de Mercado, GC e CRM do Supermercado Pague Menos (SP), e Juliano Camargo, CEO da Nextop. A moderação ficou por conta do vice-presidente de Vendas e marketing da ABRAS, Celso Furtado.
O primeiro a compartilhar suas visões foi Juliano Camargo. Antes de comentar sobre as inovações tecnológicas desenvolvidas pela empresa para os supermercadistas, o executivo fez questão de compartilhar a mudança ocorrida na marca da companhia – antes, conhecida como Top Sistemas e, agora, como Nextop. “Nosso propósito é a construção de um mundo melhor, onde as pessoas possam viver melhor e usufruírem de todos os benefícios que a tecnologia possa oferecer, tanto do lado do supermercadista quanto do lado do cliente. Nós levamos o nosso nome para o próximo nível, ou seja, para internacionalização da marca”, afirmou Camargo, que na sequência lembrou aos presentes sobre o lançamento do carrinho inteligente na Convenção ABRAS 2021.
Celso Furtado comentou que é “um ganho importante ver a tecnologia cada vez mais amigável, intuitiva, e tropicalizada dentro do nosso setor”. O moderador do evento pediu para Camargo contar mais um pouco sobre o desafio de promover e oferecer a tecnologia, desenvolvida no Brasil, para os varejistas. Juliano Camargo revelou que o time da Nextop está com grandes expectativas de ver esse novo carrinho tecnológico rodando por todo o Brasil, proporcionando uma nova experiência de compra ao shopper. “O carrinho de compras da Amazon Go foi o primeiro, mas a gente já estava construindo o nosso. Sem falar que o nosso carrinho é muito mais barato e está adequado à realidade brasileira. Os supermercadistas parceiros terão acesso a um preço acessível”, contou o CEO da Nextop.
Letícia Guilhermino, diretora de marketing do Grupo Enxuto (SP), e Natália Simões, coordenadora de Inteligência de Mercado, GC e CRM do Supermercado Pague Menos (SP), as outras duas convidadas do evento, foram apresentadas pelo mediador. Furtado chamou Letícia Guilhermino para a conversa e pediu para que ela comentasse um pouco sobre a parceria da varejista com a Nextop. A executiva disse que já vem desenvolvendo junto ao Juliano Camargo a aquisição do carrinho inteligente para as lojas da rede paulista.
“É ver transformar a inovação em algo tangível. Em algo que o cliente sinta-se convidado a usar e não algo que é uma tecnologia de muita ficção, que causa estranheza ou dúvida na hora de usar. Estamos trocando essas experiências para que a gente possa ter um carrinho com usabilidade, que as pessoas queiram usar e, principalmente, consigam usar de uma forma muito simples”, esclarece.
A executiva também afirmou que deseja que o carrinho seja mais uma das ferramentas que possa transformar a compra física, reduzindo, por exemplo, questões de reclamação do cliente como as longas filas de espera. De acordo com ela, o objetivo é proporcionar uma experiência prazerosa no ponto de venda físico.
Após os apontamentos de Letícia, Celso Furtado solicitou a opinião de Natália Simões, da rede Pague Menos. Ela iniciou provocando a todos quando disse que os dados e os números “contam histórias e precisam ser humanizados”. Simões ressaltou que a oportunidade de trabalhar com o carrinho inteligente pode parecer, num primeiro momento, algo muito longe para alguns varejistas. De acordo com ela, não há necessidade de desespero porque todo processo de inovação começa se fazendo o mínimo. “É um caminhar, a gente inova estruturando no nosso varejo, agregando oportunidades”, ressaltou.
Juliano Camargo fez questão de frisar, a todo momento, o slogan da empresa “Para nós o futuro já chegou” porque as inovações tecnológicas são necessárias para o progresso do setor supermercadista no Brasil. “A gente tem o primeiro carrinho inteligente de compras da América Latina; o carrinho de inteligência para separação de e-commerce num único processo e com um único funcionário; o self-checkout com alta velocidade, que trará uma performance maior, mesmo com compras maiores. Queremos oferecer soluções e opções para o nosso cliente para que ele possa decidir o que é mais aderente à sua operação e o seu jeito de fazer as coisas”, explicou o CEO da Nextop.
Mais detalhes sobre o carrinho inteligente que permite o consumidor fazer compras sem precisar ter contato com outras pessoas e passar pelo self checkout de alta velocidade; a experiência da rede Enxuto com a implantação das lojas autônomas e a reflexão de Natália Simões sobre a importância dos dados e informações, gerando inteligência de mercado podem ser conferidos na matéria completa que será publicada na edição impressa de SuperHiper.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano