Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

22/09/2021 12:16 - Expansão de marcas próprias demanda equilíbrio na competição com a indústria

 

No lugar de alimentar rivalidade com líderes de mercado e focar preço baixo, esses itens devem atuar como uma alternativa de ganhos para o varejo, a indústria e o consumidor

 

Sucesso na Europa, onde já chegam a representar até 50% do volume de vendas no varejo, marcas próprias e exclusivas constituem uma alternativa promissora também para o autosserviço no Brasil, se vislumbradas estrategicamente, ou seja, com equilíbrio. Essa foi a conclusão do painel Marcas, que aconteceu na 55ª Convenção ABRAS 2021.

 

Para Robertus Lombert, partner do International Private Label Consult (IPLC) para Portugal, o sucesso de uma marca própria ou exclusiva está no potencial de entrega que ela tem. O consumidor deve ter acesso a um produto com igual qualidade ao da marca líder, mas por um preço menor. Contudo, esse posicionamento deve estar muito claro para o cliente e deve ser compatível com o ambiente e com a infraestrutura da loja a fim de construir e consolidar uma relação de confiança sólida.

 

“A marca própria traz muitas vantagens para o negócio e a palavra-chave disso é confiança, mas isso leva tempo. Portanto, o potencial para o Brasil é muito grande”, disse Lombert, que foi o palestrante principal do painel.

 

Alfredo Lopes Costa, diretor-geral da Nielsen IQ Brasil e responsável por mediar os debates, destacou que o fato de as marcas próprias e exclusivas ainda serem exploradas de forma tímida no Brasil, por aqui elas representam pouco mais de 2,5% do volume de vendas nos supermercados, é mais conjuntural e não pelo fato de não serem promissoras. “Marcas próprias e exclusivas têm muito a oferecer, principalmente, sob o ponto de vista da ‘coopetição’, que é o tema desta convenção. Isto é, achar um ponto de equilíbrio entre o protagonismo exercido pelas marcas líderes e a atuação como opções em categorias que os supermercados queiram se diferenciar ou atender de forma especial.”

 

Para João Pereira, vice-presidente comercial do Grupo Pereira, marcas próprias e exclusivas devem ser vistas como ferramentas de fidelização do cliente e não como opções simplesmente mais baratas ou que rivalizam com os produtos da indústria. “Elas ajudam a ter um sortimento mais assertivo e, também, atraem os clientes porque só podem ser encontradas em nossas lojas”.

 

Na opinião de Euler Fuad Nejm, presidente do Grupo Super Nosso, marcas próprias e exclusivas também podem ser uma fonte de equilíbrio atrativa para empresas menores ou que possuem capacidade ociosa no sentido de promoverem ganho de escala.

 

Já Alexandre Poni, do Supermercados Verdemar, destacou o potencial de marcas próprias e exclusivas no sentido de oferecer uma opção de atuação em categorias estratégicas como, por exemplo, o nicho premium. “O doce de leite Verdemar, por exemplo, é líder de categoria e nosso pão de queijo se consolidou como o preferido pelos nossos consumidores”.

 

Para saber mais detalhes desse e dos outros painéis da 55ª edição da Convenção ABRAS, confira a cobertura completa na próxima edição da Revista SuperHiper. E confira o evento vivo pelo endereço convenção.abras.com.br.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo
19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano

Veja mais >>>