Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Jurídico

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Jurídico

29/07/2020 14:04 - TRT/RJ – Novo ato regulamenta atendimento aos usuários dos sistemas PJe e Sapweb

A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) editou o Ato nº 45/2020 (link para outro sítio), que regulamenta o atendimento aos usuários internos (Magistrados e servidores) e externos (partes, advogados, peritos e procuradores) dos sistemas PJe e Sapweb, e determina as regras de planejamento e controle dos chamados abertos.

 

O documento, disponibilizado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT) do dia 24/7, revoga o Ato nº 165/2013 e tem como objetivo aprimorar a qualidade e a celeridade do atendimento prestado a advogados, partes, peritos, procuradores, Magistrados e servidores, além de controlar dados estatísticos, a fim de planejar melhor as ações da área de Tecnologia da Informação do Tribunal. Confira os principais pontos:  

 

Atendimento aos usuários externos do PJe 

O atendimento aos usuários externos do sistema PJe será feito por meio do e-mail pjeapoio@trt1.jus.br, ou por meio de um formulário disponível no portal do TRT/RJ ou ainda presencialmente (quando retornarem as atividades presenciais). Na capital, o atendimento presencial (para 1º e 2º grau) será realizado na Divisão de Apoio aos Jurisdicionados (Dijur). Fora da capital, o atendimento será nas Divisões de Apoio às Varas do Trabalho (Divap) ou diretamente nas varas (onde não houver Divap).

 

Atendimento aos usuários externos do Sapweb

Esse atendimento foi inserido na nova normatização, uma vez que não estava previsto no ato revogado (Ato nº 165/2013). Será feito por meio de dois e-mails, dependendo do assunto. Quando o assunto for relacionado a pedido de preferência e consulta processual, o endereço eletrônico é processofisico@trt1.jus.br.

 

Já para requisições referentes ao serviço push de processos físicos, o e-mail é fale.push@trt1.jus.br. O cadastro de advogados no Sapweb será feito no endereço eletrônico advogado.cadastro@trt1.jus.br ou por meio de um formulário disponibilizado no portal do TRT/RJ.

 

Vale ressaltar aos usuários externos que o serviço de atendimento por telefone está temporiamente desativado em razão da restrição orçamentária na Justiça do Trabalho. No momento, em razão da pandemia, está sendo utilizado, em caráter excepcional, o telefone 2380-5602.

 

Atendimento aos usuários internos

Os usuários internos do PJe e Sapweb (servidores e Magistrados) continuarão sendo atendidos por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (Service desk), via telefone ou pelo portal do atendimento. O encaminhamento dos chamados pode ser acompanhado pelo solicitante também no portal do atendimento. A Dijur (na capital), as Divaps e as varas do trabalho (fora da capital), quando estiverem prestando atendimento a usuários externos, também deverão abrir chamado no Service desk. 

 

Atenção usuários internos: está disponível na intranet o manual de uso da ferramenta de atendimento (ORTS). O acesso é pelo seguinte caminho: Institucional/ Diretoria-Geral/STI/Serviços e Orientações. 

 

Ordem cronológica e prioridades para os chamados

 

Os chamados serão atendidos por ordem cronológica. Porém, terão prioridade as demandas relacionadas a:

  1. Procedimentos relativos à marcação, pedido de preferência (incluído no novo ato), realização e encerramento de audiências ou sessões;
  2. Impossibilidade de autuação ou distribuição de processos;
  3. Chamado que conste como atendido sem que o problema tenha sido solucionado;
  4. Registros relativos à assinatura e publicação de decisões e acórdãos;
  5. Impossibilidade de protocolizar petições;
  6. Registro de abertura e encerramento de conclusões a Magistrados;
  7. Requisições de Pequeno Valor, Requisições Superpreferenciais e Precatórios (incluído no novo ato);
  8. Chamados que envolvam publicação;
  9. Chamados que envolvam a CNDT (incluído no novo ato);
  10.  Remessa ao TST (incluído no novo ato). 

Caberá ao Comitê Gestor Regional do Sistema PJe ou ao Comitê de Monitoramento e Evolução do Sapweb (CMES) analisar e definir a prioridade das demandas que não foram especificadas como prioritárias.

 

Atendimento em dois níveis 

 

O sistema de atendimento será classificado em dois níveis: o primeiro é denominado “Triagem” e o segundo, “Análise pela área técnica ou negocial”, de 1º ou 2º grau, de acordo com a natureza do incidente.

 

  • Sendo constatado que a solução depende de alteração ou criação de funcionalidade do PJe, ou de manutenção corretiva no Sapweb, o incidente será encaminhado para análise do Comitê Gestor Regional do PJe ou do Comitê de Monitoramento e Evolução do Sapweb (CMES), conforme o caso.
  • O incidente relacionado à dúvida sobre apuração de dados estatísticos será encaminhado para análise do Comitê Gestor Regional do PJe ou do Comitê de Monitoramento e Evolução do Sapweb, conforme o caso, que definirá se este deverá ser submetido ao Grupo Gestor Regional do Sistema e-Gestão, responsável pelas atividades inerentes à administração e gerência das informações contempladas neste sistema.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do TRT/RJ deverá organizar uma base de conhecimento a ser alimentada por todos os setores envolvidos, a fim de aperfeiçoar o atendimento.

 

Fonte: TRT/RJ – 27/07/2020.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/05/2025 10:36 - Câmara instala comissão do Imposto de Renda nesta terça-feira
06/05/2025 10:36 - STF vai decidir se contrato civil de trabalhador autônomo para prestação de serviços é lícito
06/05/2025 10:35 - Acordo que reconheceu vínculo de emprego em outro processo afasta execução trabalhista contra engenheiro
06/05/2025 10:35 - Advogado não precisa recolher custas iniciais em execução de honorários
06/05/2025 10:34 - STF divulga nova plataforma digital da OAB que ajuda a evitar golpes do falso advogado
06/05/2025 10:34 - Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
05/05/2025 12:55 - STJ valida distribuição de dividendos com base em dias de trabalho
05/05/2025 12:54 - Segunda Seção confirma que vendedor pode responder por obrigações do imóvel posteriores à posse do comprador
05/05/2025 12:54 - TRT-15 suspende ação rescisória que considerou tempo de espera parte integrante de jornada de trabalho de motorista
05/05/2025 12:53 - Direito de resolução contratual é extinto se a cobrança prescreve, decide STJ
05/05/2025 12:53 - TJSC nega ação de inconstitucionalidade e valida feriado do aniversário de Tubarão
05/05/2025 12:52 - Golpistas usam nome do Fórum de Criciúma para enviar intimações falsas
05/05/2025 12:52 - Comissão aprova projeto que permite demissão indenizada em caso de sofrimento psicológico
05/05/2025 12:51 - Estão suspensas sessões ordinárias de julgamento de Turmas Ordinárias, Extraordinárias e da Câmara Superior da semana de 5 a 9 de maio de 2025
05/05/2025 12:51 - Portal do TRT-RJ ficará indisponível no dia 6/5 (terça-feira), das 17h às 18h

Veja mais >>>