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20/10/2016 16:50 - Associativismo no setor supermercadista faturou R$ 33,8 bilhões em 2015

  
A Associação Brasileira de Supermercados divulgou hoje (20/10) o 16º Ranking de Redes e Associações de Negócios da ABRAS em evento realizado na sede da GS1 Brasil, em São Paulo. O estudo mostra que o associativismo no setor supermercadista brasileiro registrou faturamento bruto de R$ 33,8 bilhões em 2015, o que representou um crescimento nominal de 8,4% na comparação com 2014.

 

No evento foram premiadas as cinco primeiras redes do Ranking: Supermercados Associados do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), com faturamento de R$ 3,074 bilhões; Associação das Empresas Supermercadistas do Nordeste (Rede Nordeste), que faturou R$ 1,100 bilhão em 2015; Central de Compras Brasil Ltda. (CCB), que registrou R$ 1,036 bilhão; Distribuidora de Alimentos Ltda. (Uniforça), com R$904,6 milhões, e a União dos Supermercados do Sul de Minas (Unissul), com faturamento de R$ 903,7 milhões.

 

O Ranking, realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com a Kantar WorldPanel para o Canal de Redes ABRAS Nacional (CRAN), criado em 2003 para atuar em prol do fortalecimento do segmento no setor.

Para o vice-presidente da ABRAS e coordenador do CRAN, Adeilton Feliciano do Prado, o estudo traz informações que auxiliam os empresários a traçar estratégias para fortalecer as redes junto à cadeia de abastecimento. "Os supermercadistas buscam sempre melhorar a gestão e o relacionamento com os fornecedores e consumidores, e as redes e associações de negócios ajudam a ampliar a representatividade e a competitividade no mercado. As informações detalhadas do segmento obtidas no ranking contribuem para melhorar o potencial das operações."


Números

De acordo com estudo, apresentado no evento
 pelo gestor do CRAN, Marcos Manea, a maior parte das redes passou por restruturações, incluindo redução do número de lojas, que de 3.816 unidades registradas em 2014, somaram 3.797 em 2015, uma queda de 0,5%. No entanto, algumas passaram por ampliações, e lojas com porte maiores entraram nas redes. ou seja, em área de venda o crescimento foi de 1,3%. Juntas as redes somavam 2,33 milhões de metros quadrados e passaram para 2,36 milhões.

A pesquisa também mostra que o número de check-outs cresceu 4,9%, passando de 18.699 em 2014, para 19.620, em 2016.

Confira o 16º Ranking ABRAS de Redes e Associações de Negócios na edição do mês  de outubro da revista SuperHiper, publicação oficial do setor supermercadista.

 


Redação Portal ABRAS

 

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