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08/08/2016 17:15 - Evento da ABAD começa com palestra de Fernando Henrique Cardoso

Abertura da Enacab 2016, em São Paulo

 

  

(Da esq.p/dir.) José do Egito, Fernando Henrique, Rogério Marinho

e Fernando Yamada

 

Começou hoje, 8/8, em São Paulo, o Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento - ENACAB, realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), evento composto de convenção e feira de produtos e serviços que reúne representantes da indústria, agentes de distribuição e varejo de vizinhança. Diversas autoridades e líderes do comércio no país estiveram presentes na solenidade de abertura, que contou com palestra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

 

Da solenidade participaram os presidentes das entidades da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), entre eles o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, e autoridades como o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, o deputado Rogério Marinho, e o vice-presidente, deputado Laércio Oliveira, além do governador do Espírito Santo, Paulo Cesar Gomes.

 

"A proposta da ABAD, com esse grande evento, realizado neste ótimo espaço do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, é promover o alinhamento estratégico de toda a cadeia do abastecimento do Canal Indireto, incrementando ainda mais a participação da indústria e dando especial atenção ao relacionamento do setor com seu principal cliente, o pequeno e médio varejo independente", afirmou o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho. "Serão três dias de imersão - com capacitação, informação e relacionamento - para, com isso geramos mais oportunidades de negócios e encontrar caminhos para driblar a queda de consumo e retomar o crescimento."


Perspectivas

O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso discorreu em sua palestra sobre o tema "Desenvolvimento Socioeconômico do Brasil". Entre os temas abordados, Fernando Henrique falou da importância do empreendedorismo; da qualidade da nossa indústria, comércio e agricultura; do momento político-econômico difícil; dos erros e acertos que causaram anomalias como a existência hoje de 30 partidos políticos no País; da desesperança da população e da falta de perspectivas de melhoras; além da falta de regras e de segurança para que os investimentos retornem ao País.

 

"Precisamos de mais educação, de mais responsabilidade. Os homens (os políticos) podem errar, são humanos, mas é preciso ter a responsabilidade de admitir o erro, sem mentiras, explicando o que fez e porque fez. No mundo globalizado de hoje queiramos ou não somos todos iguais e temos de nos comportar de forma decente", disse, resumindo que essas lições são importantes e que podem ajudar o país a evoluir no futuro.

 

Feira
O ENACAB é uma realização conjunta da ABAD e de sua filiada e anfitriã ADASP (Associação de Distribuidores e Atacadistas de Produtos Industrializados de São Paulo). O evento ocupa uma área total de 23 mil m2 e a feira, que integra o ENACAB, ocupa 10 mil m2 do São Paulo Expo, um dos mais modernos centros de convenção do Brasil. Grandes empresas como Mondeléz, Unilever, Colgate-Palmolive, Nestlé, Hypermarcas, Coty, L'Oreal, J.Macedo, Still, Pitú, Florestal, Italac, Docile, Marco Boni e PC Sistemas estão entre os aproximadamente 100 fornecedores presentes na mostra de produtos, serviços e equipamentos. A expectativa da ABAD é gerar mais de R$ 20 bilhões em negócios e receber cerca de 30 mil visitações.

 

Atacadistas
Criada em 1981, a ABAD representa nacionalmente o segmento e reúne mais de quatro mil empresas de todo o Brasil que comercializam produtos alimentícios industrializados, candies, bebidas, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, produtos farmacêuticos e de perfumaria, papelaria e material de construção, entre outros.


De acordo com os resultados da pesquisa do Ranking ABAD/Nielsen, em 2015 o segmento atacadista distribuidor apresentou queda de -6,8% em termos reais e crescimento de 3,1% em termos nominais, atingindo faturamento de R$ 218,4 bilhões, a preço de varejo. Com isso, os agentes de distribuição respondem por uma fatia de 50,6%% do mercado mercearil nacional, que foi de R$ R$ 431,3 bilhões no ano passado. É o décimo-primeiro ano consecutivo em que a participação do segmento nesse mercado permanece superior a 50%. 

Mais informações clique aqui

 

 

Redação Portal ABRAS/Assessoria de Comunicação da ABAD

 

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