Economia
22/10/2009 10:28 - Intenção de compra é a maior da década
Pesquisa feita pelo Provar mostra que 77% dos consumidores pretendem comprar produtos duráveis ou semiduráveis até o fim do ano
A intenção de compras do consumidor para este fim de ano atingiu a maior marca desta década. Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, feita pelo Provar, da Fundação Instituto de Administração (FIA), e a Felisoni Consultores Associados, revela que 77% dos consumidores pretendem levar para casa algum bem durável ou semidurável entre outubro e dezembro. A pesquisa, que ouviu 500 consumidores entre os dias 14 e 25 do mês passado, indica a intenção de compras no varejo tradicional, isto é, nas lojas físicas.
"Com a crise, houve uma amortecimento no ritmo de crescimento do comércio que já foi retomado", observa o diretor-presidente da FIA, Claudio Felisoni. No primeiro trimestre deste ano, 66,6% dos consumidores declararam que pretendiam comprar bens duráveis. Esse indicador subiu para 72,4% no segundo trimestre e para 74,2% no terceiro trimestre, atingindo agora 77%. No último trimestre de 2008, quando estourou a crise, 73,8% dos consumidores declararam que pretendiam ir às compras.
A reversão no quadro de consumo que levou o indicador a níveis recordes desta década resulta, segundo Felisoni, de uma combinação de fatores: a política anticíclica do governo, a queda nas taxas de juros, o alongamento dos prazos do crediário e a recuperação da massa de salários e do emprego.
Uma prova da confiança do consumidor é que em oito dos dez grupos de produtos pesquisados o consumidor pretende ampliar o uso do crédito para as compras de fim de ano. "Este deverá ser o Natal do crédito, porque as pessoas estão mais seguras e vão comprar a prazo com um custo menor." Um dos destaques da pesquisa é que 74,1% dos entrevistados que pretendem comprar eletroeletrônicos neste Natal vão usar o crediário. No mesmo período do ano passado eram 52,7%.
No caso dos eletroportáteis, a intenção de usar financiamentos ficou estável em relação ao último trimestre de 2008. Para automóveis e veículos, houve um pequeno recuo na intenção de usar financiamentos, de 87,1% dos entrevistados no último trimestre de 2008 para 73,3% no mesmo período deste ano. Felisoni diz que esse recuo não indica uma mudança de tendência porque o porcentual de consumidores que pretendem usar o crédito ainda é alto.
DESEJO
Itens de cine e foto, como a máquina fotográfica digital, estão entre os mais desejados pelo consumidor neste fim de ano. De acordo com a enquete, 14,4% dos entrevistados pretendem adquirir algum item dessa linha. No último trimestre do ano passado, a linha de informática encabeçava esse ranking com 14,2% das intenções de compra. Agora essa linha está na vice-liderança, com 12,8% da preferência dos consumidores como itens a serem comprados entre outubro e dezembro.
Segundo Felisoni, a liderança dos produtos de cine e foto neste ano entre os mais desejados pelo consumidor revela a força da classe C neste Natal. Como ela foi menos afetada pela crise porque não tinha aplicações financeiras e foi beneficiada pela recuperação da renda, agora, mais segura com o seu emprego, ela pretende ir às compras. Já a intenção de compras pela internet, que inclui os consumidores de maior renda, ficou praticamente estagnada neste trimestre.
Veículo: O Estado de S.Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País