Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

21/08/2009 12:28 - Pequeno varejo opta por franquias para se expandir

Diversas pequenas e médias varejistas estão adotando o sistema de franchising como trampolim para expandir rapidamente o negócio com segurança e baixo custo, além de fortalecer a marca. Apenas no ano passado, 182 marcas estrearam no setor, e este ano o número poderá ser ultrapassado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 

A Casa Santa Ifigênia - localizada na famosa rua comercial paulistana de mesmo nome -, formada por duas lojas e um showroom para clientes profissionais instalada no centro de distribuição, é uma das novatas na área. O empresário Daniel Ramos, que capitaneia a pequena rede, encerrará 2009 com quatro franquias entre a capital e o interior paulista e almeja totalizar 100 nos próximos cinco anos, meta que deve consumir investimento de R$ 35 milhões.

 

Depois de atuar dez anos no ramo de material elétrico e de iluminação, foram mapeados 137 municípios com potencial para receber a primeira rede de franquias desse segmento no País. No caso de Ramos, uma das razões que o levaram a optar pelo sistema foi a quantidade de comerciantes informais na região central, que diminuiu seus ganhos.

 

"Neste modelo [de franquia] posso levar unidades aos principais locais onde estão os clientes, e manter o mesmo preço", destacou. Para o próximo ano, a meta é abrir 30 estabelecimentos e o segundo centro de distribuição, também em São Paulo. A primeira franquia funciona desde o final de 2008, em Suzano (SP), e tem crescimento mensal de 20%. As lojas também vendem ferramentas, iluminação e ferragens.

 

Vestuário

 

Outra empresa que passou um bom tempo estudando as oportunidades desta área e aparando as arestas do negócio foi a rede de vestuário Nicoboco, presente há 21 anos no mercado com três filiais próprias e 15 administradas por terceiros. De acordo com Ana Paula Gomes, recém-contratada para gerenciar o projeto, os novos pontos-de-venda serão abertos em locais em que o faturamento com a venda para multimarcas ainda não é grande.

 

"Por enquanto teremos apenas três franquias, mas prevemos criar mais 30 até o final de 2010", disse Renata. O plano da Nicoboco é atingir 200 unidades em cinco anos com sua marca principal e investir no franqueamento de uma submarca, que já está em desenvolvimento. Ao que tudo indica, a meta deve ser alcançada, visto que a gerente passou o dia de ontem entrevistando candidatos a investir em futuras unidades. Ela salienta que "a seleção de franqueados é um processo rígido, pois é necessário identificar-se com o negócio."

 

Procura

 

Na consultoria especializada em estratégia e gestão de franquiasVecchi Ancona, é alta a procura de empresários interessados em formatar sua rede para franchising, tanto que, entre as empresas do setor atendidas pela firma, cerca de 30% são novas. Paulo Ancona, um dos sócios, endossa que a padronização das lojas é o pontapé inicial para qualquer negócio, mesmo com unidades próprias.

 

"Há dois anos, as empresas passaram a migrar para o formato de franquia. Ao ver definido o plano de negócio, poucas desistem dessa nova etapa", afirmou. Outra vertente é as empresas nascerem como franqueadoras, como a pequena rede de cosméticos naturais Passion, fundada há apenas seis meses e com três pontos em shopping centers paulistas.

 

Há um ano, Fernando Kalil idealizou o projeto da rede premium com itens produzidos pela fábrica Extrato da Terra. Foi aberta uma loja piloto pelo período de seis meses no Shopping Frei Caneca, e depois, outras em malls para o público A e B. "Ocuparemos a lacuna deixada pela saída da inglesa Lush. Temos produtos similares e mix de quase 150 produtos", contou Kalil. Igualmente aos demais, ele vê 100 filiais nos próximos cinco anos.

 

A marca de moda íntima feminina Darling, presente até o momento em multimarcas, começará a operar franquias. Ronald Masejah, sócio da empresa, quer reforçar as vendas e atingir o público dos shoppings. "Temos 15 interessados, que poderão expandir e ter uma marca mais conhecida." No exterior, a marca já possui franquias em Portugal e mira no mercado espanhol.

 

Para alavancar os negócios de maneira rápida, segura e com baixo investimento, as pequenas e médias varejistas estão optando cada vez mais pela adesão ao sistema de franchising, que em 2008 registrou a estreia de 182 marcas no setor, número que pode ser maior este ano.

 

Com duas décadas no segmento de vestuário, a Nicoboco tem 18 filiais, mas quer 200 em cinco anos, principalmente nas cidades onde as vendas em multimarcas são baixas. Nessa trilha estão Casa Santa Ifigênia, Passion e Darling.

 

Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>