Economia
04/08/2009 10:37 - Redes apostam no segundo semestre
Mesmo com a crise econômica mundial, o fluxo de clientes continua elevado.
Mesmo que o desempenho das vendas nos supermercados em Minas Gerais em julho não tenha superado o verificado em igual mês do ano passado, os empresários do setor estão confiantes na retomada nas vendas. A troca do produto da preferência do consumidor por marcas mais baratas está diminuindo e, apesar do faturamento menor, a movimentação de clientes não caiu.
No Supermercado Prado, na região Oeste de Belo Horizonte, as vendas de julho ficaram estáveis em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação das vendas totais do primeiro semestre deste ano contra o mesmo intervalo de 2008, porém, o faturamento caiu 3%.
Segundo o proprietário do empreendimento, Gilson de Deus Lopes, desde novembro do ano passado que os produtos com maior valor agregado estão com as vendas em queda, mas que em julho houve recuperação. "O consumidor está voltando a comprar os produtos de sua preferência. A crise havia gerado uma troca de produtos semelhantes, em que o cliente optava pela marca mais barata", disse.
Este movimento, de volume de vendas parecido, mas com saída maior de produtos com menor valor agregado, foi o responsável pela queda no faturamento. A expectativa do empresário, no entanto, é de avanço na comercialização, que em agosto deste ano poderá gerar receitas maiores que no mesmo mês do ano passado. "A crise assustou o consumidor, mas os efeitos no bolso do cliente já são menos intensos, o que nos faz acreditar em vendas melhores", afirmou.
Em julho, devido às férias escolares, as vendas da segunda quinzena do mês são mais fracas. De acordo com Lopes, o que se vende em um dia da segunda metade do mês é 4% inferior ao comercializado no mesmo dia do mês anterior. Por outro lado, as férias impulsionaram as vendas de alguns produtos. "A linha infantil, como fraldas, registram maior saída, mas não o suficiente para compensar o baixo desempenho de outros produtos", observou.
No supermercado Eldorado, situado em Itaú de Minas, na região Sul do Estado, apesar da intensificação das promoções o mês de julho registrou decréscimo no faturamento de 5%. Segundo o proprietário, Luiz Carlos de Faria, o recuo foi proporcionado pela diminuição das vendas de produtos supérfluos.
"A queda na comercialização destes produtos ocorre desde o final do ano passado. Agora, acontece em menor escala, mas ainda impede o crescimento do faturamento", disse Faria.
A retomada gradual do ritmo dos negócios também resultou na revisão para cima da projeção de vendas da Associação Mineira de Supermercados (Amis). A entidade havia previsto uma alta de 2% no faturamento do setor em Minas este ano, mas admitiu elevar a projeção em 0,5 ponto percentual.
O Termômetro de Vendas da Amis apontou que nos primeiros seis meses do ano houve avanço de 1,43% no faturamento do segmento no Estado em relação ao mesmo intervalo de 2008. Também foram revisadas as previsões de investimentos do setor para o exercício, que passaram de R$ 120 milhões na abertura de 25 novas lojas para R$ 140 milhões, que serão alocados na implantação de 28 novos supermercados em Minas.
Veículo - Diário do Comércio de Minas
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País