Economia
28/07/2009 10:25 - Cesta de compras do RJ sobe 1,04% no 1º semestre
O custo da cesta de compras do Estado do Rio de Janeiro registrou alta de 1,04%, no primeiro semestre de 2009 resultado bem inferior se comparado a igual período de 2008, no qual foi registrado avanço de 13,51%, de acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) Entre os itens pesquisados, a batata teve o maior aumento (97,50%) no semestre, seguida pela cenoura (53,62%). Por outro lado, feijão (-35,41%), tomate (-31,75%) e maçã (-28,27%) recuaram.
De maio a junho, o custo da cesta de compras subiu 0,61%, passando de R$ 389,40 para R$ 391,78. A alta foi sentida pelos dois grupos de famílias analisados: para as que recebem até oito salários mínimos, o reajuste foi de 0,56%. Para aquelas com rendimento acima desse valor, 0,65%. Nos acumulado dos 12 meses até junho deste ano, os gastos das famílias aumentaram 3,66%, bem menos do que no período imediatament anterior (24,58%).
Já a cesta de compras na cidade do Rio caiu 0,36% na terceira semana de julho, frente à semana anterior, após uma queda de 0,35%. Segundo a Fecomércio-RJ, o custo da cesta ficou em R$ 398,15. A cenoura foi o item que registrou o maior recuo na terceira semana de julho: 12,18%. Os preços do tomate (-9,05%) e laranja pera (-8,45%) também reduziram. Em contrapartida, farinha de mandioca (1,98%), carne seca (1,54%) e sabão em barra (1,43%) ficaram mais caros.
Comportada. "O nosso entendimento é que esse quadro da atividade é bem inferior ao que foi registrado em 2008. Estamos com previsão de variação da atividade entre -0,5% e +0,5%. Isso vai se refletir diretamente nos valores dos produtos. Quanto mais aquecida a economia, mais pressionados ficam os preços. No geral, a expectativa para o ano de 2009 é de inflação bem comportada", analisou o economista da Fecomércio-RJ, Cristian Travassos.
A pesquisa da cesta de compras do Estado destaca as variações de preços dos 39 itens que mais pesam no orçamento (32 de alimentação, quatro de higiene e três de limpeza), consumidos por famílias de dez diferentes faixas de renda.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País