Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

31/08/2021 10:44 - Pix supera cartões de crédito e débito e torna-se 2º meio de pagamento mais usado no Brasil

O Pix já é o segundo meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, de acordo com uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com o Sebrae.

O Pix (70%) perde só para o dinheiro, que é usado por 71% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).

 

Por que o Pix? Para a maioria, a rapidez e a praticidade são os principais motivos para usar. Outras vantagens apontadas foram evitar ou minimizar contato físico com máquinas ou pessoas, a segurança e a isenção de tarifas.

 

“Os números oficiais sobre o Pix, divulgados pelo Banco Central do Brasil, mostram uma adesão muito rápida a esse meio de pagamento. Segundo a autoridade monetária, o número de usuários que já fizeram ao menos uma transação por PIX está próximo de 80 milhões – vale lembrar que essa novidade ainda não completou nem um ano de operação”, afirma José César da Costa, presidente da CNDL.

 

Quais são os principais pagamentos em lojas? Nas físicas, o cartão de débito ainda é o preferido (32%), junto com o crédito (30%) e o dinheiro (25%). Já no e-commerce, a maioria das compras são pagas com crédito (52%). O dinheiro é o meio mais utilizado para pagamentos de contas de consumo (32%).

 

“Percebemos uma mudança no comportamento do consumidor que está cada vez mais adaptado às inovações de pagamentos online. Mas também vemos que nas negociações nas lojas físicas o consumidor ainda prefere o uso dos cartões e também do dinheiro”, afirma Costa.

 

Mudança de comportamento

De acordo com a pesquisa, 67% dos entrevistados mudaram as formas de pagamento por causa da pandemia. 45% passaram a fazer mais pagamentos online, incluindo transferências e Pix, 23% passaram a usar mais o cartão de crédito, 21% usaram mais cartão de débito e 5% passaram a utilizar mais dinheiro.

 

Para 33%, não houve nenhuma mudança por causa da pandemia. “A pandemia acelerou os processos de inovação tecnológica e a população está cada vez mais habituada a utilizar novos meios de pagamentos. Os bancos têm percebido esta tendência e têm investido cada vez mais em soluções que tragam segurança e praticidade. Ao mesmo tempo o lojista se adaptou e ampliou as formas de pagamento oferecidas”, diz Costa.

QR Code pegou? Ainda não. A pesquisa mostra 18% dos entrevistados disseram ter o hábito de pagar com QR Code.

 

Os principais motivos para quem já usa a modalidade é evitar contato com dinheiro e a contaminação com a covid-19. Já quem ainda não usa, os motivos foram acreditar que a maioria dos estabelecimentos não aceita pagamento por QR Code e por não saber como funciona.

 

Fonte: Newtrade

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP

Veja mais >>>