Economia
26/06/2020 15:38 - IBGE: Alimentação e Bebidas aumenta 0,47% em junho, maior pressão no IPCA-15
Em meio à pandemia do novo coronavírus, as famílias voltaram a gastar mais com alimentação e bebidas, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgado na quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo Alimentação e bebidas passou de um avanço de 0,46% em maio para um aumento de 0,47% em junho, grupo de maior pressão sobre a inflação do mês, com uma contribuição de 0,09 ponto porcentual no IPCA-15.
Os alimentos para consumo no domicílio passaram de uma elevação de 0,60% em maio para uma alta de 0,56% em junho. O preço da batata-inglesa subiu 16,84%, um impacto de 0,04 ponto porcentual no IPCA-15. As famílias também gastaram mais com as carnes (1,08%), a cebola (14,05%) e o feijão-carioca (9,38%).
Na direção oposta, ficaram mais baratos o tomate (-12,36%), cenoura (-12,05%) e frutas (-0,80%), depois de já terem recuado no mês anterior.
A alimentação fora do domicílio acelerou de uma alta de 0,13% em maio para um avanço de 0,26% em junho. O lanche saiu de elevação de 0,64% em maio para aumento de 0,82% em junho.
Transportes
A queda nos preços das passagens aéreas diminuiu o gasto das famílias com Transportes em junho. O grupo passou de um recuo de 3,15% em maio para uma redução de 0,71% este mês, dentro do IPCA-15.
O grupo deu a maior contribuição negativa para a taxa de 0,02% do IPCA-15 de junho, o equivalente a -0,14 ponto porcentual.
As passagens aéreas caíram 26,08%, item de maior impacto individual negativo no IPCA-15, -0,12 ponto porcentual. Houve quedas de preços em todas as áreas pesquisadas, sendo a mais intensa em Belém (-34,37%) e a menos aguda em Fortaleza (-15,85%).
O IBGE ressalta que a metodologia do IPCA-15 estabelece que a coleta de preços das passagens aéreas seja realizada com cerca de dois meses de antecedência, ou seja, o resultado de junho reflete preços coletados em abril para viagens em junho.
Os preços dos combustíveis recuaram 0,34% em junho, uma contribuição de -0,02 ponto porcentual para a inflação no quarto mês consecutivo de quedas. A gasolina encolheu 0,17%, após já ter diminuído 8,51% em maio. O óleo diesel ficou 4,39% mais barato em junho, enquanto o etanol teve redução de 0,49%. O gás veicular teve uma alta de 0,84%.
Habitação
Os gastos das famílias brasileiras com Habitação passaram de um recuo de 0,27% em maio para uma redução de 0,07% em junho. O grupo deu uma contribuição negativa de 0,01 ponto porcentual para a inflação de 0,02% deste mês.
A energia elétrica ficou 0,48% mais barata, um impacto de -0,02 ponto porcentual. O IBGE lembra que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou em 26 de maio que manterá em vigor a bandeira tarifária verde, em que não há cobrança adicional na conta de luz, até o fim de 2020. A energia elétrica ficou 2,30% mais barata em Porto Alegre, mas subiu 0,32% em Salvador.
O gás encanado recuou 0,50%, devido a reduções nas tarifas do Rio de Janeiro e de São Paulo. A taxa de água e esgoto subiu 0,11%, devido ao reajuste médio de 5,34% em Brasília no dia 1° de junho.
Fonte: Isto é
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP