Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

22/06/2020 15:30 - Brasileiros reduzem uso de dinheiro e cheques para compras na pandemia

A pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) acentuou uma tendência que já vinha sendo verificada: cada vez mais, as pessoas estão deixando de lado o pagamento em dinheiro e cheque para usar meios digitais.

 

Nos setores de alimentos e vestuário, duas das atividades mais atingidas pela crise da Covid-19, o uso do dinheiro e dos cheques para pagamentos encolheu e, em alguns casos, as notas deixaram de ser aceitas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou recentemente que, por passar em diversas mãos, o dinheiro pode ser fonte de disseminação do vírus.

 

Pesquisa feita pela Cielo, empresa de pagamentos eletrônicos, em parceria com o Instituto AGP Pesquisas, mostrou que em ambos os setores, 61% dos estabelecimentos que aceitavam dinheiro reduziram a utilização desse meio. O cheque perdeu força ou deixou de ser aceito por 15% dos estabelecimentos de alimentação e 25% dos de vestuário.


A pesquisa mostrou que cresceu tanto no segmento de alimentos como de roupas o uso do chamado link de pagamento. Trata-se de uma ferramenta que permite efetuar uma venda sem que o cliente precise acessar o site ou ir à sua loja. Basta enviar o link por mensagem de celular ou pelas redes sociais para concluir a venda. Nos dois setores, 13% dos estabelecimentos que não usavam esse método, passaram a usá-lo com a Covid-19.

Transferência bancária, pagamento por QR Code e carteiras digitais apareceram em seguida como meios de pagamento que mais passaram a ser aceitos pelos vendedores.

No caso da transferência bancária, 12% dos estabelecimentos do setor de alimentação não aceitavam essa modalidade antes da pandemia e passaram a aceitá-lo. No setor de vestuário, a alta foi de 8%.

Já o QR Code passou a ser aceito por 10% dos empreendedores de alimentação e 7% dos de vestuário. As carteiras digitais apresentaram um crescimento maior no setor de alimentação, 11%, e no setor de vestuário, o crescimento foi de 4%.

A pesquisa mostrou ainda que quase 80% dos entrevistados (78% do setor de alimentação e 82% do setor de vestuário) usam ou pretendem usar o WhatsApp para realizar vendas.

Nos dois setores, a ferramenta é o principal canal de comunicação dos comerciantes com os clientes: 83% do setor de alimentação e 89% do setor de vestuário. Esta semana, o WhatsApp anunciou que o Brasil será o primeiro país a usar um serviço de pagamentos por meio do aplicativo de mensagens.

Mas a utilização do telefone para vendas segue forte: 67% dos comerciantes desses setores recorreram às ligações para fazer vendas nesse período de pandemia.
A pesquisa ouviu, em maio, 983 clientes da Cielo em todo o Brasil.

 

Fonte: IG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP

Veja mais >>>