Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

05/06/2009 09:24 - Coreanas ''tiram'' brasileiras do mercado de TVs

Avanço das telas de LCD e plasma sobre a TV de tubo concentra mercado nas mãos de empresas estrangeiras

 

Renato Cruz

 

A substituição dos televisores de tubo pelos aparelhos de plasma e LCD tem causado mudanças profundas no mercado brasileiro de TVs. A indústria nacional perdeu espaço, principalmente para os fabricantes coreanos LG e Samsung. No ano passado, a LG já era a líder de mercado, com a Semp Toshiba (uma empresa com 60% de capital nacional e 40% japonês), em segundo lugar.

 

Entretanto, levando-se em conta apenas o mercado de LCD, o que mais cresce no País, a segunda colocada já é a Samsung. A brasileira Gradiente, que já foi uma das gigantes do setor, está com as fábricas paradas e luta para voltar ao mercado. A CCE, outra empresa de capital nacional, foca sua atuação nos televisores de tubo, enquanto a Semp Toshiba chegou a ficar fora do mercado de LCD no ano passado, para voltar, com preços agressivos, somente este ano.

 

"Em novembro ou dezembro, as vendas de LCD vão ultrapassar as de televisores de tubo", acredita Ivair Rodrigues, diretor de Estudos de Mercado da IT Data. No primeiro trimestre deste ano, as vendas de LCD subiram 70%, quando comparadas com o mesmo período de 2008, chegando a 700 mil unidades, enquanto as vendas de aparelhos de tubo caíram 35%, para 1,3 milhão de unidades. As vendas de plasma subiram 25%, para 90 mil unidades.

 

As fabricantes brasileiras perderam competitividade na transição tecnológica. Diferentemente dos tubos de raios catódicos, não existe fabricação local de telas de LCD ou plasma. A escala tem de ser muito grande para justificar uma unidade fabril nessas tecnologias. Empresas como a LG e a Samsung levam vantagem nesse cenário, pois possuem fabricação própria de componentes, com fábricas de telas fora do País. "O televisor, como produto, foi desvalorizado", afirmou o representante de um fabricante, que preferiu não se identificar. "As margens estão muito baixas."

 

MUDANÇA RÁPIDA

 

Há 10 anos, segundo um estudo do CPqD, cinco empresas de capital nacional - CCE, Gradiente, Philco, Sharp e Semp Toshiba - tinham pouco mais da metade do mercado. De lá para cá, a Philco foi vendida para a Gradiente, que saiu do mercado, assim como a Sharp. Com a CCE concentrada nos televisores de tubo, a Semp Toshiba é a única entre as nacionais a brigar por esse mercado que está em expansão.

 

Noventa e cinco por cento dos lares brasileiros já possuem televisor. Por causa disso, esse é um mercado principalmente de reposição. "As pessoas já não dão o mesmo valor à televisão", disse o executivo. "Muitos preferem comprar um celular ou um computador em vez de trocar a televisão." Segundo os números da IT Data, as vendas totais de televisores caíram cerca de 15% no primeiro trimestre, para 2,09 milhões de unidades.

 

O tubo está presente no televisor desde a sua criação e, antes da digitalização, a grande mudança tecnológica havia sido a TV em cores, que chegou ao Brasil há 37 anos.

 

Com a convergência tecnológica, a televisão deve se tornar cada vez mais simplesmente uma tela, que pode ser conectada à internet, ao computador, ao videogame e até ao celular. A digitalização trouxe a mudança tecnológica rápida dos computadores para o mundo da TV. E novas tecnologias, como o Oled (diodo orgânico emissor de luz) e o laser, devem mudar ainda mais o mercado.

 

Veículo: O Estado de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>