Economia
13/05/2020 13:02 - SP foi único estado com alta nas vendas do comércio em março, mostra IBGE
Na contramão do restante do país, as vendas do comércio varejista no estado de São Paulo registraram alta de 0,7% em março, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Das 27 unidades da federação, apenas em São Paulo houve crescimento das vendas na comparação com fevereiro. Na média do país, o setor registrou queda de 2,5%, o pior resultado para meses de março desde 2003 e menor taxa mensal desde janeiro de 2016 (-2,6%).
As maiores quedas foram registradas em Rondônia (-23,2%), Amazonas (-16,5%) e Acre (-15,7%). No Rio de Janeiro, o recuo foi de 4,1%. Veja o resultado de março por unidade da federação:
Acre: -15,7%
Alagoas: -7,8%
Amapá: -8,5%
Amazonas: -16,5%
Bahia: -9,7%
Ceará: -11,8%
Distrito Federal: -11,3%
Espírito Santo: -2,5%
Goiás: -6,1%
Maranhão: -5,1%
Mato Grosso: -2,4%
Mato Grosso do Sul: -2,1%
Minas Gerais: -2,1%
Pará: -10,5%
Paraíba: -5,3%
Paraná: -1,1%
Pernambuco: -6,8%
Piauí: -5%
Rio Grande do Norte: -6,4%
Rio Grande do Sul: -5,1%
Rio de Janeiro: -4,1%
Rondônia: -23,2%
Roraima: -7,6%
Santa Catarina: -3,1%
São Paulo: 0,7%
Sergipe: -5,4%
Tocantins: -6,5%
Segundo o IBGE, a queda do setor em março no país só não foi mais intensa por causa de áreas consideradas essenciais durante o período de isolamento social, em especial as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas (14,6%) e do segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,3%). Esses dois setores foram os únicos dos 8 pesquisados com avanços nas vendas frente a fevereiro.
O peso de hiper e supermercado é basicamente a principal causa dessa alta de São Paulo", afirmou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. "Temos que considerar que a capacidade de renda em São Paulo é maior que a média nacional".
Ele explicou que a participação do segmento no comércio cresceu com após o fechamento do comércio de rua. Na média Brasil, segundo o pesquisador, o peso de hiper é supermercados passou de 49,6% em fevereiro para 55,3% em março.
"Vale lembrar que hipermercados vendem não apenas produtos alimentícios, mas também vestuário, móveis e eletrodomésticos. Isso faz com que essa atividade tenha sofrido um rebate para cima, porque parte desses produtos tiveram as vendas transferidas das lojas especializadas para hiper e supermercados", destacou.
Na comparação com março de 2019, as vendas do comércio de São Paulo cresceram 5,4%, sendo que a atividade de hiper e supermercados teve avanço de 10,3%. Na média Brasil, houve queda de 1,2% nessa mesma base de comparação.
A queda de 2,5% das vendas do comércio no país em março refletiu os primeiros impactos da pandemia de coronavírus no país, com boa parte das lojas fechadas ou funcionando apenas no sistema delivery.
Segundo o IBGE, do total de 36,7 mil empresas da amostra da pesquisa, 14,5% relataram impacto do isolamento social em suas receitas, que se iniciou em algumas capitais a partir da segunda quinzena de março.
Fonte: G1
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP