Economia
28/11/2019 11:18 - Black Friday: como as empresas definem os produtos que vão ter desconto?
As empresas levam em conta uma série de fatores para decidir quais produtos vão ter descontos durante a Black Friday – que este ano acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro. De forma geral, as varejistas optam por reduzir o preço de itens mais estocados, que tenham elevada margem de ganho e que “dialoguem” entre si para que possam gerar novas intenções de consumo – como televisores e home theater.
"Os produtos que vão para a promoção são aqueles que precisam que a empresa tenha uma margem grande", afirma o professor de de e-commerce e omnichannel da ESPM, Alexandre Marquesi.
Veja algumas características dos produtos em promoção:
· Produtos com elevada margem ;
· Produtos com nível alto de estoque;
· Produtos complementares, como computador e monitor, por exemplo;
· Produtos que incentivem as empresas a entrar na briga por descontos.
"A estratégia mais comum de colocar um produto em promoção é se ele está parado no estoque", diz Marquesi.
No ano passado, os produtos de maior desconto na Black Friday nem sempre foram os mais desejados pelos consumidores. Um levantamento do Zoom – site e aplicativo comparador de preços – mostrou que o item com maior redução de preço percentual foi um aparador de pelos na edição de 2018. A queda foi de 42%.
Veja os produtos com mais descontos em 2018:
· Aparador de pelos Trimmer (desconto de 42%)
· Jogo Sniper Elite III (desconto de 40%)
· Central Multimídia (desconto de 37%)
· Jogo Shadow of The Tomb Raider (desconto de 36%)
· Smartphone Multilaser MS50X (desconto de 35%)
· Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto (desconto de 34%)
· Mouse Óptico Notebook sem Fio MO251 - Multilaser Melody 3 (desconto de 34%)
· Smart TV TV LED 58" Samsung 4K (desconto de 30%)
· Smartphone Multilaser MS80 (desconto de 29%)
· Jogo Assassin's Creed IV (desconto de 25%)
"Não há uma regra definida para colocar um produto em promoção, cada empresa tem uma estratégia", afirma o CEO do Zoom, Thiago Flores. "Mas dificilmente um produto recém-lançado vai tem alguma redução de preço."
Nos últimos anos, a Black Friday tem tido mais importância para o varejo, contribuindo para dados melhores do comércio nos meses de novembro.
Fonte: G1 - Economia
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP