Economia
21/11/2019 12:05 - Renda equivalente não evita desigualdade racial no consumo
A desigualdade no consumo de bens e serviços entre brancos e negros persiste até mesmo entre pessoas na mesma faixa de renda. Levantamento da consultoria IDados, com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017/2018 do IBGE, mostra que negros gastam menos em serviços como educação, saúde e transporte do que brancos. O mesmo não acontece com produtos de beleza, cujo gasto dessa parcela da população é superior em quase todas as faixas de rendimentos, refletindo o despertar da indústria para criar produtos para esse público.
Os negros, que representam 54% da população, gastam 38% menos do que desembolsam brancos com educação.
— Uma das questões diz respeito à discriminação dentro dos diferentes espaços de consumo, como escola, e que não estão ligados à renda, mas ao status social. Isso acaba afetando o consumo — analisa Marcelo Paixão, professor da Universidade do Texas, em Austin, nos EUA, estudioso de desigualdade racial.
Nos gastos com saúde, a situação se repete. Os negros destinam 36% menos para saúde, incluindo remédios e plano privados. Com transportes, o consumo é 25% menor.
Para especialistas, a desigualdade racial no consumo decorre da disparidade de renda nessa parcela da população, considerada estrutural da sociedade brasileira. Em alguns casos, superior a 30%, com pessoas do mesmo grau de ocupação, segundo o IBGE.
— É um quadro que reflete a desigualdade no país, bem parecido ao que encontramos na desigualdade de renda — explica Guilherme Hirata, do IDados.
Haroldo César, de 57 anos, gari, chegou a matricular os dois filhos, de 13 e 15 anos, em uma escola privada após ganhar bolsa parcial de estudos, na tentativa de oferecer uma educação melhor. Com as contas apertando, o orçamento de R$ 4,5 mil, recolocou os meninos na escola pública.
— Se não der na universidade pública, vamos ter de dar um jeito para que eles entrem na particular mesmo. Quero que eles façam faculdade de qualquer forma — afirma César.
Desconforto em ambientes dominados pela população branca, como shoppings e educação privada, podem explicar esse consumo menor, mesmo com a renda semelhante. Pesquisa desenvolvida por Paixão mostrou que a dificuldade na concessão de créditos para negros no país: 44,6% da demanda desses empresários não eram atendidas, enquanto que 29,4% dos brancos enfrentavam esse problema.
A desigualdade de consumo pode aprofundar a distância entre brancos e negros no mercado de trabalho. Nina Silva, fundadora do movimento Black Money, que busca conectar pessoas negras empreendedoras, afirma que há um distanciamento de acesso a serviços que poderiam dar um padrão de vida melhor para essa parcela da população que representa 75% dos 10% mais pobres do país.
Na avaliação de Nina, o gasto com produtos de beleza, única despesa cuja parcela negra da população destina mais recursos, pode estar ligada à necessidade de pertencimento na sociedade, principalmente pelos padrões de beleza estabelecidos.
Mais produtos
O lançamento de produtos específicos para o tipo de cabelo e pele da população negra nos últimos anos pela indústria de cosméticos também explica esse consumo maior.
— Quando a população negra passa a ter poder de consumo vai procurar produtos que reforçam suas estéticas. E as empresas têm investido nisso — explica Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta.
Segundo pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, esse é um enorme potencial a ser explorado: 67% dos consumidores negros preferem marcas que tenham valores parecidos com os seus. O potencial de consumo de R$ 1,7 trilhão por ano, segundo o instituto.
Fonte: O Globo
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP