Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

18/11/2019 11:37 - Na Black Friday, varejo estima faturamento de R$ 3 bilhões

A edição deste ano da Black Friday deve ganhar um impulso extra com a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da primeira parcela do 13º salário. Neste cenário, o varejo estima faturamento superior a 3 bilhões de reais para o período, alta de 18% sobre o desempenho do ano passado, informa a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop).

 

Além disso, a queda na taxa básica de juros (Selic) também contribui para o crescimento projetado pela associação. “Com o recuo da Selic, o acesso ao crédito melhorou e muitas famílias puderam sair do vermelho com a liberação do FGTS”, afirma Luís Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop.

 

Entre os segmentos mais procurados na Black Friday estão eletroeletrônicos, vestuário, perfumaria e cosméticos. Os lançamentos cada vez mais frequentes de smartphones e televisores também estimulam o consumidor a comprar um novo modelo na Black Friday.

 

Com descontos mais modestos, os supermercados também devem colocar produtos em promoção para atrair o consumidor. Entre os itens que vão ganhar cortes nos preços estão vinhos e chocolates.

 

“A Black Friday tem se consolidado como a segunda melhor data comercial no Brasil, tanto para o e-commerce como para as lojas físicas que, neste ano, podem praticar descontos equivalentes, beneficiando consumidores e, consequentemente, o faturamento do setor”, diz Ildefonso.

 

Comércio eletrônico

 

O e-commerce se destaca nas vendas da Black Friday. Em sua primeira edição no Brasil, em 2010, o segmento faturou 3 milhões de reais. No ano passado, a receita arrecadada pelo comércio eletrônico atingiu 2,6 bilhões de reais ao longo do período promocional.

 

Uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria Provokers revela, entretanto, que o número de consumidores que pretendem comprar pelo e-commerce deve se igualar, neste ano, aos que têm intenção de adquirir produtos nas lojas físicas. 

O levantamento também indica que o intuito de compra está 58% maior, em 2019, na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Black fraude?

 

O dirigente da Alshop afirma que, logo que a Black Friday passou a ser realizada no Brasil, algumas lojas agiram de “má-fé” com os consumidores, mascarando os descontos. 

“Depois disso, os consumidores ficaram atentos e estão pesquisando preços antes da Black Friday para saber se aquele desconto realmente é vantajoso.”

 

A Black Friday teve origem na década de 1970, nos Estados Unidos, e acontece sempre após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving). No Brasil, sua primeira edição aconteceu em 2010.

Em 2019, a data do evento está marcada para o próximo dia 29 de novembro no país, entretanto, diversas lojas, principalmente do e-commerce, já estão oferecendo descontos para atrair o consumidor.

 

Fonte: Exame

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP

Veja mais >>>