Economia
09/10/2019 11:35 - Por aumento de vendas, varejo se prepara para o Dia das Crianças
Tradicional data de lojas cheias no comércio em todo o país, a edição 2019 do Dia das Crianças está fazendo a alegria do setor varejista. Pelas projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas deverão ter crescimento de 4,4% em relação a 2018, alcançando o terceiro ano consecutivo de alta, já descontada a inflação.
A data, a terceira mais importante do calendário do varejo, atrás do Natal e Dia das Mães, deve movimentar R$ 7,8 bilhões em 2019. “Medidas de estímulo à economia, como a liberação de saques no FGTS e PIS-Pasep, além dos juros básicos em novo piso histórico, tendem a favorecer as datas do varejo nesta segunda metade de ano”, diz Fabio Bentes, economista da CNC.
As expectativas para a internet são ainda mais otimistas. Levantamento do Compre & Confie, empresa de inteligência focada em e-commerce, mostra que as famílias devem movimentar o varejo digital de forma intensa com as compras para o Dia das Crianças. Ao todo, o faturamento gerado deve ser de R$ 2,7 bilhões, aumento de 24,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
O estudo considera o período de 28 de setembro a 11 de outubro. “Cada vez mais pessoas buscam por comodidade na hora de consumir. Além dos preços competitivos muitas vezes encontrados no varejo digital, a vantagem de comprar sem sair de casa tem atraído mais brasileiros para o ambiente digital ”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre & Confie. “A consolidação de varejistas nesse ambiente também contribui para aumentar a confiança do consumidor.”
De acordo com o levantamento focado no varejo digital, devem ser realizados 7 milhões de pedidos durante o Dia das Crianças, aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2018. Apesar disso, o tíquete médio das compras deve ser ligeiramente inferior ao do ano passado: R$ 392,70, uma queda de 1,5% .
“A retomada do poder econômico ainda não atingiu plenamente as famílias brasileiras, fator que colabora para a queda no tíquete médio. Ainda assim, pode-se observar que o decréscimo foi relativamente pequeno, se descontados fatores, como a inflação. Ou seja, o consumidor continua disposto a comprar itens semelhantes, com baixa variação no seu valor final”, disse.
No varejo como um todo, segundo a CNC, os itens mais procurados serão brinquedos e eletroeletrônicos, com alta esperada de 8,2%. As peças de vestuário e calçados aparecem na segunda colocação (4,5%), seguidas por produtos adquiridos em hiper e supermercados (3,5%). As livrarias e papelarias, que têm perdido espaço nos últimos anos, deverão faturar menos 4,1% com a data este ano. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul deverão responder por mais da metade (55%) do total movimentado em 2019.
A recuperação das vendas do varejo representa uma virada para o comércio neste ano. O primeiro semestre de 2019 foi marcado pela dificuldade em acelerar vendas. Para Bentes, da CNC, “o resgate parcial do nível de atividade no Dia das Crianças é resultado da combinação de inflação baixa, parcelamentos mais longos e disponibilização de recursos extraordinários para o consumo”.
Fonte: Correio Braziliense
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP