Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

08/10/2019 12:07 - Valor médio do presente de Dia das Crianças cresce 8%

Presentear no Dia das Crianças é um hábito comum entre os brasileiros. Para este ano, a previsão é que o ticket médio das compras para a data será de R$206, o que representa um crescimento de 8% em relação ao valor médio gasto na data em 2018. O levantamento é parte da Pesquisa Hábitos de Consumo realizada pela Boa Vista com cerca de 600 consumidores, em todo o país. A alta é superior à inflação de 3,4% no período.

 

De acordo com a pesquisa, porém, haverá uma queda no percentual de consumidores que comprarão presentes de Dia das Crianças. Este ano, 65% dos entrevistados para a pesquisa afirmaram que farão compras na data, uma queda de 5 pontos em relação ao ano passado, quando 70% dos consumidores afirmaram que comprariam presentes para o Dia das Crianças.

 

41% dos entrevistados que pretendem comprar presentes neste Dia das Crianças irão gastar o mesmo valor do presente de 2018 e 40% irão gastar mais este ano. Apenas 19% dos consumidores informaram que irão comprar um presente mais barato este ano.

 

Para pagar as compras deste ano, 55% irão fazer o pagamento à vista e 45% de forma parcelada, o que representa um aumento de 13 p.p. em relação ao ano passado. Entre os que pagarão a compra à vista, 41% utilizarão dinheiro em espécie, 32% o cartão de débito, 19% cartão de crédito, 8% no carnê ou boleto e 1% com cheque.

 

Entre os 45% que parcelarão o valor do presente, 93% usarão o cartão de crédito, 6% o carnê ou boleto e 1% o cartão de débito programado.

 

Por outro lado, 35% dos pesquisados não comprarão presentes na data. Os principais motivos para isso são: 39% afirmam que estão endividados, 22% estão desempregados, 19% necessitam conter despesas, 11% priorizarão o pagamento das contas da casa (água, luz, escola, etc.), 6% devido ao aumento dos preços, da inflação e das taxas de juros e 3% pela redução da renda familiar e do salário.

 

Conforme o esperado, os brinquedos continuam sendo a principal opção para presentear no Dia das Crianças, com 52% das menções dos consumidores entrevistados. Em segundo lugar, ficam os itens de vestuário e calçados, com 22%. Eletrônicos (TV, tablet, videogame, smartphone, etc) foram citados por 16%, enquanto 5% pretendem presentear a criança com opções de entretenimento (cinema, parque, teatro, etc). Livros, CDs e DVDs serão a opção de outros 3%. 2% darão uma viagem de presente para a criança e 1% dos entrevistados dará outro tipo de presente não especificado.

 

O levantamento também identificou que 47% dos consumidores que comprarão presentes para a data pretendem presentear os filhos; 26% os sobrinhos, 14% afilhados, 8% netos e, por fim, 5% presentearão outras crianças.

 

Os principais fatores a serem levados em conta na escolha dos presentes serão preço, promoção ou desconto, opção indicada por 38% dos pesquisados. Para outros 33%, o fator de escolha será o desejo da criança, enquanto a necessidade ou utilidade do presente influenciará a compra de 23%. Por último, 6% dos consumidores serão influenciados pela qualidade e pela marca do produto.

 

Para a realização das compras, 71% dos entrevistados escolherão as lojas físicas, dos quais 42% irão a lojas de rua/bairro, 34% a shoppings centers, 22% a grandes redes varejistas ou lojas de departamento, e 2% para super/hipermercados. Os demais 29% comprarão os presentes para o Dia das Crianças em lojas online.

 

Quando questionados se trocariam o presente por uma modalidade de investimento, pensando no futuro da criança, 47% dos consumidores afirmaram que sim. Dentre eles, 59% optariam pela poupança, 14% por fundos, ações ou CDB (Certificado de Depósito Bancário), 7% pela previdência privada, 10% por títulos de capitalização e outros 10% por outros tipos de investimentos.

 

Fonte: Mercado e Consumo

 

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP

Veja mais >>>