Economia
24/09/2019 11:44 - Bolsa Família vira novo seguro-desemprego e cresce mais em cidades ricas afetadas pela crise
Com a lenta recuperação da economia, o Bolsa Família se tornou uma espécie de seguro-desemprego, fazendo surgir um novo perfil de beneficiário. Nos últimos seis anos, cidades ricas que perderam postos de trabalho estão entre as que mais ganharam beneficiários.
Levantamento feito pelo GLOBO nos dados do Ministério da Cidadania mostra que, entre os 15 municípios com mais de 100 mil habitantes onde houve maior crescimento do Bolsa Família entre 2013 e 2019, 11 têm PIB per capita acima da média nacional. A maioria também tem em comum uma economia direta ou indiretamente ligada à indústria, setor que mais destruiu empregos na crise: quase um milhão de vagas perdidas desde 2015.
Dez dessas 15 cidades ficam no estado de São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Esses municípios tiveram aumento superior a 50% no número de beneficiários entre 2013, ano anterior ao início da crise, e 2019. Na capital paulista, a alta foi de 59%. Analistas avaliam que o Bolsa Família, criado para aliviar a pobreza estrutural, ganhou novo perfil com a longa crise econômica do país, atendendo também aos trabalhadores que perderam seu emprego.
O seguro-desemprego é pago durante cinco meses. E 3,35 milhões de brasileiros estão desempregados há pelo menos dois anos - um em cada quatro desempregados do país está nesta situação.
Fonte: Época Negócios
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP