Economia
12/09/2019 11:37 - Dia do Cliente e Semana do Brasil: como vender mais nas novas datas do varejo
Comemorado no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente deve ganhar mais relevância neste ano no país. Isso porque o governo federal decidiu implementar a Semana do Brasil, período entre 6 e 15 de setembro, quando o varejo deve fazer promoções para aumentar as vendas e girar o estoque no mês que costuma ser de menor movimentação para o comércio. São mais de 6 mil participantes cadastrados, entre empresas e associações, no site do evento, segundo o governo.
A proposta, similar a uma Black Friday, conta com adesão de grandes varejistas do país. Mas mesmo comércios menores podem pensar em estratégias para atrair clientes e vender mais nestas datas. Uma pesquisa da Social Miner, em parceria com a Opinion Box, mostra que apesar de 55,5% do público nunca ter ouvido falar do Dia do Cliente, 43% planeja aproveitar as ofertas da data, e outros 37,3% ainda não sabem - o que representa uma oportunidade para o e-commerce. O levantamento mostra ainda que os principais fatores que levariam o consumidor a comprar no Dia do Cliente são preço (45,7%), promoções (38,7%) e valor do frete (28,3%).
A boa notícia é que o comércio eletrônico ainda pode se preparar para a data, já que praticamente um a cada três (30%) consumidores irá pesquisar produtos na véspera ou na data e a maioria (40,9%) planeja procurar comprar em lojas online.
Confira algumas dicas para atender a demanda das próximas datas do comércio e impulsionar as vendas online no período:
Prepare-se para o aumento de tráfego online
Para as lojas virtuais, datas badaladas merecem atenção redobrada. Quem não se prepara para o aumento do tráfego pode enfrentar lentidão nas páginas, problemas no processamento das compras ou até queda do site. “Qualquer um desses problemas pode ser suficiente para o cliente desistir da compra”, diz Luiz D’Elboux, diretor de marketing da multinacional de hospedagem de sites HostGator na América Latina. Para manter o funcionamento do e-commerce quando os acessos multiplicam, é preciso planejar. D’Elboux recomenda fazer “testes de estresse” para verificar que nível de tráfego o site suporta. “Pode-se resolver a questão definitivamente migrando a loja virtual para um servidor dedicado”, explica. Ao contrário da hospedagem tradicional, um servidor dedicado possui recursos exclusivos que garantem máximo poder de processamento para um site que possui um número elevado de tráfego simultâneo.
Aposte em ferramentas para otimizar seu negócio
Hoje o mercado tem disponíveis ferramentas que são úteis para agilizar o recebimento dos valores das vendas. De acordo com a pesquisa da Social Miner, 53,3% dos consumidores pretendem pagar produtos comprados no Dia do Cliente a prazo no cartão de crédito. Por isso, a antecipação dos recebíveis e o saque imediato dos pagamentos são aliados principalmente para pequenas empresas e microempreendedores. O software Asaas, por exemplo, foi aprimorado para oferecer estes e outros serviços que vão desde emissão de nota fiscal a tecnologias de cobranças. “Optar por opções com juros mais atraentes, como a antecipação de recebíveis, é uma solução principalmente quando compararmos a burocracia e a demora para conseguir crédito. Muitas vezes, a empresa precisa de capital para diversificar o mix de produtos em datas especiais, mas recorre a financiamentos, gerando uma dívida que pode virar uma bola de neve”, explica Piero Contezini, CEO do Asaas.
Atenção redobrada no frete
A pesquisa da Social Miner mostra ainda que o valor do frete é o terceiro aspecto que leva as pessoas a comprarem no Dia do Cliente e também a escolherem determinada loja. Mas o mais importante é que esse é o principal fator que faria com que a maioria dos consumidores (54,9%) não comprassem na data. Por isso, procurar uma empresa de logística com credibilidade, capilaridade e capacidade de entregas rápidas e com baixo custo é fundamental. “Em datas importantes para o comércio, fazemos uma planejamento em conjunto com os fornecedores e clientes para atender a alta da demanda. Assim conseguimos manter nossa alta performance de entregas, com 98% dos envios dentro do prazo nas 1,2 mil cidades que atendemos na região Sul”, reforça o CEO da Diálogo Logística, Ricardo Hoerde.
Fonte: Segs
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP