Economia
29/07/2019 11:56 - Dia dos Pais: 38% vão gastar mais e ticket médio chega a R$298
O Dia dos Pais será comemorado no próximo dia 11 de agosto. Por isso, o Google realizou uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor brasileiro na data. A Google Consumer Survey traz dados de entrevistas com consumidores e análise de comportamento através das pesquisas no buscador.
A data comemorativa é uma das mais importantes para os varejistas e lojistas do Brasil e registra força no interesse do consumidor no Google: entre 2015 e 2018 houve crescimento médio de 19% das buscas por Dia dos Pais. No estudo com consumidores, é possível perceber que 2019 promete ser um ano ainda mais forte: 38% dizem que vão gastar mais do que no ano passado, com um ticket médio de R$ 298.
As buscas no Google por presentes para a data começam a aquecer um mês antes, ganhando maior tração nas três semanas que antecedem a data e registrando o pico na última semana. Na busca por informação e inspiração, o digital tem grande destaque, principalmente sites de busca (26%), sites de comparação de preços ou de lojas (23%) e redes sociais (12%).
Quase metade dos consumidores (41%) deixa a compra do presente para a última hora. Com isso, eles acabam recorrendo à loja física: apenas um em cada cinco consumidores compra pela internet. Portanto, embora o volume de vendas on-line seja alto em comparação com outras datas, ainda há muito espaço para crescimento. Questionados sobre o que motivaria migrar a compra para o e-commerce, os consumidores listam como motivos: frete grátis (35%), preços atraentes (29%) e prazo curto de entrega (24%).
A pesquisa também comparou o que os pais querem ganhar com o que os filhos vão presentear, mostrando que boa parte dos filhos ainda desconhece os gostos de seus pais. O ranking da lista de presentes de ambos só têm comum o topo e o fim da lista: roupas, calçados e acessórios (1º); e bebidas alcoólicas (6º) respectivamente.
Além dos presentes, a data também é uma excelente oportunidade para o setor de comidas e bebidas: 84% das pessoas planeja celebrar o Dia dos Pais em casa.
Representação na campanha
O levantamento também mostra que a maioria dos pais não se sente totalmente representada pelas campanhas publicitárias. Somente 35% deles se identifica com a imagem projetada pela publicidade. O maior desafio é abandonar a já velha imagem do provedor que ocupa um papel de coadjuvante na criação dos seus filhos. Além disso, é preciso incorporar a noção do pai protagonista, cuidador e presente no cotidiano de suas casas. Isso se alinha a um debate que ganha cada vez mais força: a nova masculinidade, menos tóxica e que busca uma maior igualdade entre os gêneros.
Dentre as características citadas que não representam os entrevistados estão a imagem de “pai perfeito” (41%), pai com papel secundário ou coadjuvante na criação dos filhos (32%), pais muito rígidos e autoritários (30%), pai que está sempre trabalhando e pouco presente em casa (27%), pai só presente na hora da diversão: brincadeira, futebol (26%), e pai pouco atuante nos cuidados diários e no cotidiano (23%).
No futuro, a imagem que eles gostariam que as campanhas publicitárias passassem é de um pai que está presente no cotidiano dos filhos e que divide igualmente as responsabilidades da casa e da criação das crianças. A necessidade da representatividade de famílias além do formato tradicional também foi mencionada.
Fonte: No Varejo
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP